Versos. Sempre Versos E...

Versos sempre versos a6e4b

 

Prefácio: Silva Barreto

 

Acabo de ler os originais do livro da escritora Frances de Azevedo, não só de poesias como de prosa, intitulado “Versos, Sempre Versos E...”, cuja amenidade me surpreendeu. A Dra. Frances, com costumamos chamá-la, É eclética, não só na conceituação de seus poemas e prosas, como, também, na técnica de elaborá-las. Suas crônicas finais encerram oportunas observações jurídicas e orientações aos neófitos do direito.

A escritora, na poesia, não se limitou a publicar sonetos petrarquianos ou de técnicas diferentes, usadas, principalmente, em outras escolas europeias, mas enveredou para os haicais, de origem japonesa, onde nos deu, por exemplo, a delicia lírica do quinto haicai, com observância de sua técnica:

Flores desabrocham
Na manhã primaveril
Colorindo o dia!

Em seguida, nos apresenta 35 pensamentos, onde nos oferece palavras sobre a escravidão, em cuja negra seara metemos, também, o nosso bedelho o com o opúsculo de 67 páginas, sobre a vida de “Patrocínio, “O Espártaco de Bronze” e tivemos a pachorra de comprar em Embu das Artes, um “tronco” original, igual ao desenhado por Debret.

Com sua versatilidade poética, ainda nos doou nove trovas.

Não para aí a querida poetisa, com os subtítulos “Poesias” e “Aos Heróis de 32”: 16 poemas com variada temática e em homenagem aos heróis de 32.

O subtítulo ”Outras Poesias” nos deliciam com vários temas, entre os quais destaco: “Eu sou”, “Onde Está?”, “O que Sou?!”, “Fazenda de Minha Tia”, “Renovação” e “Talvez”.

Por último, as crônicas de cunho social e jurídico, encerrando com a nova apreciação da Revolução de 9 de Julho, além das inspirações poéticas sobre a mesma matéria.

Frances de Azevedo é do Movimento Poético Nacional, Academia Cristã de Letras, Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial de São Paulo e outras entidades, onde se destaca por sua invejável operosidade. Este é mais um livro que nos entrega para apreciação. Que assim continue sempre!

 

Silva Barreto
Presidente Honorário Fundador do Movimento Poético Nacional
Membro da Academia Cristã de Letras
Membro da Académie Internacionale de Lutéce (Paris).