Slide

23 Editoriais Presidenciais 5c58e

 

Helio Begliomini

Ensaios, Crônicas e Discursos

Expressão & Arte Gráfica, São Paulo – 2011,

151 páginas.

 

Prefácio I - Ligia Terezinha Pezzuto

Ao mesmo tempo surpresa e honrada pelo convite feito a mim para prefaciar esta obra, sequência de uma série rica em saber, vasta pesquisa, empenho e tenacidade de seu autor, Helio Begliomini, imbuí-me dos sentimentos que nortearam nossa convivência nesses dois anos de mandato junto à Diretoria da Sobrames – SP.

De espírito decidido e coragem para vencer os obstáculos, ao mesmo tempo audacioso em seus projetos, conquistados com ambição, não hesita em mostrar também seu lado humano e preocupado com o bem comum. É admirável sua capacidade para gerir tantos compromissos, uma vez que participa de diversas entidades (cerca de 40!). Além, é claro, de sua fértil produção literária.

Especialmente sobre os prefácios presidenciais desta edição, como revisora do informativo O Bandeirante, tive contato prévio com eles, o que me permite dizer que, nesta oportunidade em que todos podem ser lidos na íntegra, o leitor muito aproveitará em novos conhecimentos, exercício de sua consciência crítica, contato mais próximo com a Sobrames – SP e sua história, edificação pessoal mediante valores religiosos, além de enriquecimento cultural relativo à cidade de São Paulo e de um modo geral. Isso graças à sua destemida e perseverante atitude diante dos compromissos que assume.

Para os que tiveram e têm a satisfação de compartilhar com ele sua amizade e labor, com a presença sempre amiga de sua esposa Aida, não há novidade nestas linhas, mas para quem saborear mais esta produção sua, muito ganhará em momentos de grato entretenimento.

[*] Ligia Terezinha Pezzuto
[*]Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), especializou-se em Língua Portuguesa pelo Cogeae/PUC – SP (2003) e é revisora de textos em português. Participa da Sobrames – SP desde 1992, tendo ocupado cargo na diretoria em 1999/2000 e nas duas últimas gestões (2007/2008 e 2009/2010).

 

Prefácio: II Walter Whitton Harris

É sempre uma honraria ser convidado para prefaciar uma obra. No entanto, encontrar as palavras certas e interpretar o sentimento de prazer na leitura de um grandioso exponencial como é o caso de Helio Begliomini, reveste-se de uma dificuldade ímpar para mim.

Durante suas duas gestões recentes como Presidente da Sobrames – SP, Helio Begliomini demonstrou sua capacidade, já bem conhecida, de ingerência nos caminhos de nossa Associação. Tanto é que não pôde ser eleito novamente, por ser contra nosso Estatuto. Isto eu digo, sem absolutamente desmerecer a Presidente-eleita, nossa colega Josyanne Rita de Arruda Franco, que galgou o cargo por méritos próprios e sua dedicação à Sobrames – SP.

Sou fã do Helio e ávido leitor de suas escritas. Sua cultura é ultrajantemente elevada, de maneira que fica até difícil acompanhá-la. Como diz o provérbio: “Aprende-se vivendo e vive-se aprendendo”; e ainda: “Vive-se com a experiência dos outros”. Seus Editoriais em nosso Informativo O Bandeirante são aguardados com ansiedade e nosso leque de conhecimentos se amplia com os assuntos pautados.

Devo acrescentar que, para quem não acompanhou a trajetória de Helio Begliomini, este livro dará uma verdadeira chance para vislumbrar um pouco da magnitude desse homem. Não é um livro para ser colocado na estante para coletar poeira. Cabe aqui lembrar ainda um adágio sobre livros com o qual finalizo essas palavras:

Um livro aberto é um cérebro que fala;
Fechado, um amigo que espera;
Esquecido, uma alma que perdoa;
Destruído, um coração que chora...

Walter Whitton Harris[*]

[*] Médico ortopedista em São Paulo, atua fundamentalmente em medicina e cirurgia de tornozelo e pé. Foi presidente da Sobrames – SP na gestão 1999-2000. Tem vários romances publicados e um blog onde se encontram suas escritas literárias (http://walterwharris.blogspot.com/).