Prefácio
É uma imensa alegria escrever algo sobre o belíssimo opúsculo “Lastro dos Membros da Academia Cristã de Letras Através de Ementas Associativas”, do querido e estimado companheiro, confrade e amigo Dr. Helio Begliomini, competente médico e escritor, detentor de inúmeras láureas. Certamente, uma das lideranças mais atuantes da medicina, do Rotary International e das mais variadas instituições de que participa na execução de medidas que possibilitam sempre a transformação de vidas da sociedade. Esse grande lutador detém o respeito de todos os que convivem com ele, seja pela sua delicadeza, inteligência, competência ou até mesmo pela sua amizade.
Com mais de 40 obras publicadas, o Dr. Helio Begliomini, acadêmico titular ocupante da cadeira número 10 da Academia Cristã de Letras, é um incansável tradutor dos anseios sociais no sentido de resgatar suas origens, suas histórias e, especialmente, a trajetória de um sodalício que tanto faz para a sociedade no aspecto cultural, no cultivo da língua pátria e pesquisa em todos os campos do conhecimento.
Todos nós cultivamos uma busca pessoal e profissional de resgate, reflexão e vivência de uma espiritualidade que dê sentido ao caminhar pela vida. Assim se apresenta este opúsculo, como uma obra riquíssima que nos remete a uma verdadeira visão do alimento necessária ao cultivo da dignidade humana e empatia, valores internos que regulam nossas ações em comunhão com a natureza e com o próximo, determinando assim nossa conduta bioética.
O autor nos apresenta um conteúdo de extrema importância e que é o resultado de um impecável trabalho historiográfico reverenciando os membros titulares desde a fundação da querida Academia Cristã de Letras até os dias atuais, constituindo, desse modo, um repositório de ricas informações e sentimentos que afloram a cada ementa descrita. São 123 membros titulares aqui retratados, que de alguma forma, contribuíram com teor literário ou científico, deixando seu legado de uma história inesquecível.
Ainda, o Dr Helio teve o zelo de apresentar aos leitores dados objetivos e sintéticos relativos à filiação a outros grupos acadêmicos. E, com essas informações, culminamos na certeza de que todos os “Imortais Cristãos” da Academia Cristã de Letras acumularam valores socioculturais inestimáveis na organização e formação de muitos adidos culturais no sentido lato da expressão.
Seguramente, é possível extrair desta obra, a partir das inúmeras biografias, especialmente com os olhos da alma e do coração, momentos de grande delicadeza para que a caminhada seja realizada de forma leve, serena e sempre com entusiasmo para aumentar a nossa contribuição, neste tempo, para esta sociedade.
Assim se dará, para os apreciadores de bons livros como eu, a possibilidade de captar desta obra de leitura obrigatória a essência singular e pura de uma inspiração que transcende o talento do escritor e médico.