Apresentação do Livro: Academia Cristã de Letras (Memorial Cultural de Valor) 2016

Há tempo, os acadêmicos da Academia Cristã de Letras sonham com este livro onde constam as biografias dos patronos, antecessores e atuais ocupantes das cadeiras.

Já os saudosos acadêmicos: Adolfo Lemes Gilioli e Afiz Sadi, que compunham a primeira Comissão do Livro, e tanto se empenharam, ao se referirem a este, falavam em sonho!

Anteriormente, o confrade Helio Begliomini, Titular da Cadeira 10, editou a obra sob o título: Academia Cristã de Letras: Tributo aos Quarenta Anos de História, 2007. (Editora Expressão & Arte) onde, detalhadamente, narra a historia desse sodalício, desde sua fundação, mencionando as Atas, (inclusive a Ata de Fundação), os Emblemas, Insígnias, seus Presidentes, a luta por uma sede (Sim, temos sede à Rua Dr. Carvalho de Mendonça, 203, Campos Elíseos); Seus Estatutos; Declaração de Utilidade Pública Municipal; Curiosidades, Efemérides. Por certo que elenca as Quarenta Cadeiras, Seus Patronos, Fundadores, Antecessores e Titulares à época e, obviamente, fala sobre São Francisco de Assis: Patrono da Academia Cristã de Letras!

Paulo Nathanael Pereira de Souza, nosso atual presidente, que foi um dos prefaciadores de referida obra, assim se manifesta: ”Com este seu “Tributo aos 40 anos da ACL” construiu ele um armorial, que documenta, exalta e confere nobreza a esta Academia, que honra São Paulo, mercê do qualificado quadro de escritores que abriga”.

Faltava, porém, esta obra, na qual constam as Biografias de todos. Se não integrais, por extensas e densas, a exemplo de Patronos como: Machado de Assis, Rui Barbosa, Oswaldo Aranha, Santo Agostinho, Apóstolo São Paulo, entre outros, como também dos fundadores, antecessores e atuais ocupantes que dignificam este honrado sodalício.

Assim, a cada um dos atuais titulares, foi dada a tarefa de apresentar a própria biografia, a do patrono e a de todos que ocuparam sua Cadeira.

A responsabilidade desta obra, portanto, é de cada um dos Acadêmicos que citam suas fontes. E, quando não, o próprio Acadêmico é ou foi participe da biografia, da própria história, onde, pois, a credibilidade como fato histórico.

Esperamos que este livro, único na história das Academias de Letras, sirva de exemplo para que outras congêneres elaborem, editem seus livros que, com certeza, servirão de subsidio para consultas e eventuais trabalhos, inclusive junto às Escolas e Faculdades.

Nossos agradecimentos aos membros da Comissão do Livro da ACL: Hélio Begliomini, Maria Cecília Naclério Homem, Raquel Naveira e Frances de Azevedo.

Por igual, à nossa Confreira Rosa Maria Custódio que, com denodo impar, conseguiu as duas últimas biografias que faltavam!

Especial agradecimento ao CIEE, pelo apoio financeiro e logístico, e ao nosso presidente Paulo Nathanael Pereira de Souza por tornarem possível a realização desta obra.

Comissão do Livro da ACL Maio/2015