Slide
  • Fonte: Geraldo Nunes

A escritora Raquel Naveira, titular da cadeira 07 da Academia Cristã de Letras- ACL, é patrona da Academia Estudantil de Letras - AEL e de sua biblioteca, formada pelos alunos da Escola Estadual Emidgio Campos Vidal, com sede em Campo Grande - Mato Grosso do Sul. O projeto que completa seis anos, é de autoria da professora Thaís Barbosa que está na foto ao lado de Raquel Naveira.

 Foto Raquel Thais 8314c 

Nas dependências da escola, junto à biblioteca, há um espaço para reuniões entre os alunos do ensino fundamental com a professora-coordenadora e seus convidados. O acervo é formado por obras de autores de nossa Literatura Nacional e Raquel, que comparece sempre aos encontros, aproveita a oportunidade para doar livros e assim enriquecer a coleção escolar ao mesmo tempo em que compartilha as experiências de suas leituras com os afilhados intelectuais e ainda, conta histórias ligadas à sua trajetória literária.

Em seu mais recente encontro na sala de reuniões com os estudantes, Raquel Naveira doou dez livros para a biblioteca, todos de autores regionais entre eles; Visconde de Taunay, Ulisses Serra, Maria da Glória Sá Rosa, Manoel de Barros, Abílio de Barros, Rubenio Marcelo, Ileides Müller, Sylvia Cesco, Elizabeth Fonseca e outros.

Os estudantes escolhem, entre os autores brasileiros, aqueles que serão os patronos de suas cadeiras e depois pesquisam as biografias para discursar sobre eles na posse.

Também na cidade de Campo Grande, acontece a Feira da Juventude, promovida pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, onde foi montada uma mesa de encontro e diálogo entre os representantes da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras – ASL e a Academia Estudantil de Letras - AEL.

Eventos desse tipo proporcionam a oportunidade para a troca de informações entre gerações de diferentes faixas etárias e a chance de se imbuir nos mais jovens, o respeito pelas tradições e valorização da cultura regional, assim como ampliar a visão de futuro para aqueles que reverenciam a Literatura como ideal de vida.

A direção da Feira da Juventude é da docente Andréa Freire e na programação estão previstas a presença do cantor, compositor e escritor Arnaldo Antunes e de autores conhecidos Raphael Montes e Marcelo Rubens Paiva, além de outros.

“Esperança e Renovação sempre!” Costuma dizer, Raquel Naveira.