Em atenção ao convite da Tenente Coronel PM Rosemeire Vitonto Borges dos Santos, para as comemorações do sexagésimo aniversário do 7º Batalhão de Policiamento Militar Metropolitano – 1º Ten. PM Callegari, a Academia Cristã de Letras - ACL, se fez representar através de sua diretora-tesoureira, Cristiane Carbone, que também é vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo – IHGSP.
A solenidade realizada em 11 de abril de 2024, aconteceu no Buffet Manaus, localizado na Rua dos Franceses, 518 – Bela Vista – SP, em um casarão histórico do século XIX, com arquitetura característica europeia e decoração em estilo neoclássico, com paredes desenhadas à mão e suntuosos vitrais.
Para abrilhantar o evento foi apresentada uma exposição dos quadros de Cristiane Carbone com o tema; “Polícia Militar do Estado de São Paulo Protegendo a Sociedade – Rumo aos 200 Anos” que enfatiza através de pinturas em óleo sobre tela, parte da história da Polícia Militar do Estado de São Paulo, desde sua criação como Força Pública, em 1831, até os dias atuais.
A mostra teve por finalidade destacar aos convidados do evento, as unidades militares e a arquitetura dos quartéis à sua época de inauguração. A proposta consta dos objetivos da Academia Cristã de Letras, assim como do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, de dar apoio e valorizar iniciativas culturais de apoio ao resgate memorial de nossas instituições neste caso, em especial, de nossa mais antiga corporação militar responsável pela segurança e a ordem pública, desde os tempos do Regente Feijó e do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, seus fundadores.
Após o evento, a mesma exposição em homenagem à Polícia Militar, seguiu para a sede do Círculo Militar de São Paulo, no Ibirapuera, para ser visitada pelos associados e demais pessoas convidadas até o dia 28 de abril. Seguem abaixo algumas das pinturas de edifícios históricos da Polícia Militar retratados na mostra pela artista plástica Cristiane Carbone.