A Academia Cristã de Letras - ACL, o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP e o Instituto Olhar da Língua Portuguesa no Mundo – IOLPM, promoveram no sábado, 24 de abril de 2024, um envolvente sarau que reuniu em um só evento, músicas e poesias para homenagear o centenário de vida de nossa confreira Carolina Ramos, conhecida poeta e escritora, titular da cadeira nº 22 da ACL.
O encontro realizado no auditório do IHGSP teve na mesa diretora os representantes das três agremiações envolvidas, Juarez Moraes de Avelar, presidente da Academia Cristã de Letras, João Thomás do Amaral, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, sua vice-presidente, Cristiane Carbone, a comendadora Nilzângela Souza, presidente do Instituto Olhar da Língua Portuguesa no Mundo e sua vice, além da convidada especial Patrícia Rocco que preside a União Brasileira de Trovadores.
Diversos números musicais foram apresentados em piano e voz, as pianistas Janete Ribeiro e Otília de Oliveira, acompanharam os tenores Jefferson Aiolfe e Mario Sartorelli e a pianista Dulce França, de 97 anos, apresentou o solo do choro “Tico-Tico no Fubá”, de Zequinha de Abreu.
Juarez Avelar, presidente da ACL, leu marcante poema de sua autoria, “Saber”. Marcia Etelli Coelho, titular da cadeira 12, dedicou um poema exclusivo de sua autoria, em homenagem a Carolina Ramos e em seguida fez uma seleta de trovas ao lado dos trovadores Cipriano Ferreira Gomes e Patrícia Rocco. Se apresentaram com declamações os acadêmicos Reinaldo Bressani, cadeira 15 e Gabriel Kwak, cadeira 21.
Para prestigiar o sarau compareceram os confrades Carlos Tauffik Haddad, Chico Luz e José Domingos de Lima Pezza, acompanhado de sua esposa, Tânia Pezza. Vale lembrar que apesar da idade avançada, em seus 100 anos de vida, Carolina Ramos, permanece lúcida e no pleno exercício de suas atividades de escritora, não compareceu ao encontro devido à distância entre Santos, onde reside, e a capital paulista. Assim mesmo foi agraciada por imagens em vídeo transmitidas pelos presentes via WhatsApp. Abaixo seguem algumas fotos.
...