Troféu "Flora Mina de Lima"

Carlos Ferrara Junior

TROFÉU “FLORA MINA DE LIMA" - Prêmio Transformador de Vidas – o Legado.trofeu flora 2890c

Ah... O Rotary Club de São Paulo Brás

Era o ano de 2011, dezembro e, aconteciam as eleições para Presidência do chamado Ano Rotário que teria início em julho de 2013. Como não havia candidatos, os associados representativos do Rotary Club de São Paulo Brás, então Distrito 4430, apresentariam suas escolhas de forma direta. Para nossa surpresa, fui escolhido como Presidente indicado para a gestão 2013-2014. Um rotariano de apenas 18 meses de associação era escolhido para conduzir o glorioso Rotary Brás, clube jovem com apenas 5 anos de existência.

Certamente a responsabilidade seria muito grande e, desde aquele momento, teria início o planejamento para que ao final do mês de junho de 2014, o clube, o Presidente e seu Conselho Diretor deixassem um grande legado à comunidade da região em que o Rotary tinha sua atuação.

As reuniões aconteciam exatamente como o planejado no plano de atividades. Os projetos já existentes no Clube, oriundos de gestões anteriores foram devidamente respeitados e todos, de forma solene, cumpridos para melhor servir à comunidade. Também os programas estruturados de Rotary International foram contemplados, todos ao seu tempo e sempre com muita dedicação por parte da espetacular família brasense.

Apesar de um ano intenso de presidência em que todas as ações que nortearam o Rotary Club de São Paulo Brás seguiram as necessidades básicas apresentadas pela própria comunidade e detectadas pelos rotarianos em vários segmentos faltava um toque especial para a gestão transformadora de vidas.

Imbuídos de motivação extrema, o Conselho Diretor aprovou a criação de um prêmio que deixaria marcas inesquecíveis em todo o Distrito e, porque não falar, em toda a comunidade.

Nascia o troféu intitulado “Flora Mina de Lima” – Prêmio Transformador de vidas. Flora Mina de Lima, Associada Representativa do Rotary Club de São Paulo Brás – Fundadora. Entretanto, sua história rotária nasceu há aproximadamente 60 anos, por ocasião da admissão de seu marido, João Lima, no Rotary Club de São Paulo Penha, antigo Distrito 461. Flora sempre atuou como voluntária para o serviço ao próximo, com altos padrões de ética, comportamento ilibado do rotariano por meio da prestação de serviços comunitários e dedicação ao lema “dar de si antes de pensar em si” realizando sonhos de várias pessoas seja nos programas estruturados de Rotary International, seja nos projetos do Clube/Distrito ou ainda no companheirismo. Por essas razões, foi escolhida para nominar o referido prêmio

Sete edições de outorga desse Prêmio Rotário já aconteceram e, sempre com sua altivez peculiar, a rotariana Flora Mina de Lima é a protagonista da festiva de outorga dessa láurea, sempre com muito entusiasmo além de participar ativamente do processo de escolha dos homenageados, duas personalidades por ano, sendo um rotariano e outro, não rotariano, membro da comunidade Brasense.

HomenageadosCarlos Vergara 1 6d88d

1ª Edição - 2013-14

  • Flora Mina de Lima – RCSP Brás

2ª Edição 2014-15

  • rotariano – Mozart Gaia Junior – RCSP Brás
  • não rotariano – Nildes Mattos Nery – Projeto Ação Retorno

3ª Edição 2015-16

  • rotariano – Carlos Ferrara Junior – RCSP Brás
  • não rotariano – José Rubens Reani

4ª Edição 2016-17

  • rotariano – Jany Hide Hatanaka Okubo – RCSP Sudeste
  • não rotariano – Cláudia M.G. Oliveira Alencar - Morada São João

5ª Edição 2017-18

  • rotariano – Dóris Pittigliani Pestana – Governadora 2017-18 RCSP Brás
  • não rotariano – José Renato Nalini – Secretário de Estado da Educação e Acadêmico na ACL Cadeira 08

6ª Edição 2018-19

  • rotariano – Ana Maria Segobi de Araripe – RCSP Brás
  • não rotariano – Ligia Amorim de Guido – RAC SP Vila Maria e RCSP Brás

7ª Edição 2019-20

  • rotariano – Antonio Márcio Silva – RCSP Brás
  • não rotariano: Marisa Laporta Chudo – UNICID

Ah, o Rotary Club de São Paulo Brás, atualmente Distrito 4563 com 14 anos de existência, seguindo sua vocação de prestação de relevantes serviços à comunidade do Brás e região, com sua contribuição para a erradicação da Pólio além de outras ações e atividades por meio de projetos de cidadania, educação e responsabilidades socioambientais de grande valia para a sociedade do entorno.

E o legado foi instituído...

Carlos Ferrara Junior - Rotariano do RCSP Brás - Acadêmico na ACL – Cadeira 31

27/04/2021