Eu, Cristiane Carbone inaugurei a exposição UMA HISTÓRIA DE AMOR POR SÃO PAULO - FORÇA PÚBLICA E SOCIEDADE VETERANOS DE 32 UNIDOS POR UM IDEAL no Mausoléu do Soldado Constitucionalista para as comemorações de 9 de Julho de 2024
O Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido como o Obelisco do Ibirapuera recebeu convidados e autoridades nesta quarta-feira, 03 de julho, para a inauguração da exposição UMA HISTÓRIA DE AMOR POR SÃO PAULO - FORÇA PÚBLICA E SOCIEDADE VETERANOS DE 32 UNIDOS POR UM IDEAL - artista plástica Cristiane Carbone, titular da cadeira 16 da Academia Cristã de Letras. A exposição faz parte das comemorações dos 92 anos do Levante Paulista e 70 anos da Sociedade MMDC e conta com 31 obras (pinturas à óleo) que retratam a história da Polícia Militar do Estado de São Paulo e da Revolução Constitucionalista de 1932, considerada a Data Magna do estado de São Paulo.
As obras contam com legenda em Braille, e uma delas conta com a imagem em alto relevo para uma leitura tátil, especialmente para deficientes visuais, a ideia desta exposição é que todos tenham acesso a arte. A artista prevê para as próximas apresentações do projeto a inclusão de um vídeo com intérprete de libras, ampliando o acesso.
A solenidade contou com a apresentação musical do Coro Masculino da Polícia Militar.
Estiveram presentes na inauguração os acadêmicos Gabriel Kwak, cadeira 21 e Chico Luz, cadeira 09, representando o presidente da Academia Cristã de Letras, Juarez Moraes Avelar; o Secretário Municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Aldo Rebelo ; o Embaixador Luis Fernando Ávalos, cônsul-geral do Paraguai; o Sr. Alexandre Ortiz e o Sr. Adolfo Savelli representando o Presidente da Associação Comercial de São Paulo e o Secretário de Cultura de Mauá Prof. Fabio Alexandre Nunes, além de amigos da artista. A cerimônia foi conduzida por José D'Amico Bauab (Centro de Memória Eleitoral do TRE) e fizeram pronunciamentos o Cel PM Victor Fedrizzi (Diretor de Educação e Cultura da PM) representando o Comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o secretário municipal das Relações Internacionais, Aldo Rebelo; o presidente do IHGSP, João Tomás do Amaral; o presidente da Sociedade Veteranos de 32 MMDC, Carlos Romagnoli; o ex-deputado federal General Peternelli; além da própria artista. A poetisa Fabiola Savioli, de Santos (SP), nos encantou ao ler a poesia da Confreira Carolina Ramos, cadeira 22, alusiva à saga de 32.
Em meu pronunciamento, mencionei estar entre amigos, e que, é nossa missão dar continuidade ao legado dos nossos antecessores.
A exposição contou com o apoio da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, do IHGSP, da PMESP, do vereador Cel Salles e da ASPOMIL; e permanecerá no local até o dia 9 de julho para visitação, diariamente das 10h às 16h