Paz

Frances de Azevedo

Gaetano Luigi Brancati, ou simplesmente Luigi, como é conhecido na ACSP- Associação Comercial de São Paulo e no nosso COCCID- Comitê Cívico e de Cidadania da ACSP, é italiano, naturalizado brasileiro.Luigi e5a61

Desde o pós-guerra, tinha um sonho: o de disseminar e paz pelo mundo. Sua história nos emociona, com certeza, senão vejamos:

Quando criança, lá, na Itália, em sua cidade natal Orsomarso, ao tempo da Segunda Guerra Mundial, o pequeno Luigi (oito anos de idade) chegou a passar a fome e a dividir um pedaço de pão com outras crianças.

Quando os sinos das igrejas anunciaram o fim da guerra, nascia ali seu sonho de criar um símbolo que representasse a paz mundial.

Veio para o Brasil em 1949. Durante 55 anos, essa ideia o perseguiu até que, no ano de 1999, quando estava no Pateo do Colégio, notou que no local, berço de nossa cidade/SP, não possuía sino. Foi conversar com o padre e contou sua ideia de instalar um ali. Nascia, assim, o MARCO DA PAZ, com o apoio da ACSP, ao tempo da gestão de Alencar Burti, entidade da qual já fazia parte e que nutre profundo agradecimento e respeito.

Posteriormente, foram criadas miniaturas desse símbolo para galardoar personalidades que batalham pela paz. (Para minha surpresa e alegria, tive o privilégio de ser uma delas!)..

Muitas foram as inaugurações do Marco da Paz pelos cinco continentes: Brasil (em várias Estados e cidades), México, China, Bolívia, Roma, Argentina, Uruguai...

Em 2017, foi criado, o Instituto Marco da Paz, com projetos da cultura pela paz, com apoio do ex-vice-presidente da ACSP, João Bico e, que, certamente, tem o apoio da Associação Comercial de São Paulo, agora sob a presidência de Alfredo Cutait Neto.

Luigi foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz, pela quinta vez, pelo Doutor Dirceo Torrencilhas: Mestre, Doutor pela USP, Professor. Como se sabe, a indicação ao mencionado Prêmio, somente pode ser feita por professores e mestres de determinadas áreas como história, direito e ciências sociais. O COCCID, à época (2008), denominado Conselho Cívico e de Cidadania da ACSP, deu todo apoio e colaborou na redação do texto inicial!

As seguintes palavras de Gaetano Luigi Brancati, bem realçam seu sonho, hoje em dia, consumado mundialmente:

Paz é uma palavra curta, poderosa e necessária, cada ser humano pode trazê-la consigo na mente e no coração.”

Com suas percucientes palavras eu o saúdo, hoje, 30 de Março de2021, data especial do seu aniversário, parabenizando-o por mais um ano de vida e lhe desejando muita saúde para que possa estar, por muitos anos, à frente de tão dignificante trabalho!

Com meu Abraço Fraternal,

Frances de Azevedo - Secretária do COCCID/ACSP -  Secretária da ACL