Slide
  • Fonte: Lázaro Piunti

lazaro piunti o c9464

(Ele foi muito mais que isto; suas virtudes são bem maiores que essa popularidade).FERNANDO - depois mudou o nome para Antônio – veio ao mundo no dia 15/08/1191 (há quem diga ter sido em 1194). Lisboa, capital portuguesa.

Viveu pouco, mas viveu intensamente. Faleceu na Itália com menos de 40 anos, no dia 13 de junho de 1231. Além de religioso, ele foi notável Orador e Intelectual extraordinário.

Professor erudito dominava fluentemente diversos idiomas e lecionou em importantes universidades europeias (Itália, Portugal e França). Sua vida religiosa iniciou em Lisboa e sua
humildade, estudo profundo e espírito de oração o diferenciavam.

Posteriormente, na Itália, conheceria Francisco de Assis e se impressionaria com a bondade daquela figura humana. Em terras italianas Antônio se destacaria pelos seus sermões e os seus discursos, de improviso, inebriavam o povo. Suas prédicas cativavam. Orador talentoso.

As pessoas, em delírio, empolgadas, se emocionavam ante suas palavras.

“Esse homem santo possuía a ciência dos anjos” – assim o definiu famoso pesquisador 800 anos depois ao investigar sua vida. Registre-se uma das muitas frases de Santo Antônio: “Senhor, faz que a minha língua se solte como flecha para anunciar as tuas maravilhas”!

Sua morte, após breve doença, comoveu o povo. Pouco depois a Igreja Católica o canonizou. Em 1263, decorridos 32 anos de sua morte, no translado dos restos mortais para a Basílica em Pádua, o povo ficou assombrado ao notar que a sua língua permanecia incorrupta. Intacta!

  • Santo Antônio de Pádua e Santo Antônio de Lisboa é o mesmo personagem.
  • ** Em 1997 visitei a Basílica em Padova (Itália). Lá está exposta a língua incorrupta. Ela
    foi examinada por cientistas da NASA e não há explicação plausível para o fenômeno.