Slide
  • Fonte: Flávio A Quilici e Lisandra M Quilici

foto 1 29676

DENGUE EM CAMPINAS

Campinas (SP) enfrenta em 2024 a maior epidemia de dengue de sua história. São 83,3 mil casos confirmados e 23 mortes até esta terça-feira (14). 

Do total de óbitos, 12 foram de moradores infectados com o sorotipo 2, o que representa 52,1% das ocorrências.

O QUE É DENGUE?

Dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Entre seus principais sintomas, destacam-se a febre, dores no corpo e manchas vermelhas.

SUA CAUSA

É causada por um arbovírus, transmitido por meio de picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo da zika e da chikungunya. O vírus da dengue apresenta quatro sorotipos (1, 2, 3 e 4) e conforme o Ministério da Saúde, uma pessoa pode ter os 4 sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente somente para ele.

TRANSMISSÃO DA DENGUE

Nas Américas, sua transmissão é pela picada do mosquito chamado Aedes aegypti. Deve ser lembrado que a dengue não é transmitida por meio do contato com a pessoa doente, nem por meio de água ou alimentos contaminados.

A fêmea do mosquito Aedes aegypti precisa alimentar-se do sangue de uma pessoa com dengue para adquirir o vírus. Após se alimentar desse sangue, esse vírus, após de alguns dias, penetra na glândula salivar do mosquito e o torna infectante. Desta maneira, quando essa fêmea pica uma pessoa, o vírus é transmitido por meio da sua saliva e penetra no sangue do indivíduo causando a doença.

AEDES AEGYPTI - O MOSQUITO DA DENGUE

dengue 5169f

Ele tem hábitos diurnos, sendo encontrado com frequência em ambientes urbanos e dentro dos domicílios. Necessita de água parada para sua reprodução, uma vez que após a eclosão dos ovos, as larvas do mosquito desenvolvem-se no meio aquático. Em média, o  tempo entre a eclosão do ovo e o mosquito tornar-se adulto é de 10 dias. O lixo descartado de maneira inadequada pode ajudar na sua proliferação. Por necessitar da água para seu ciclo de vida, o número de mosquito aumenta nos meses chuvosos, o que também aumenta os casos da doença.

FORMAS DE COMBATER O AEDES AEGYPTI

Para evitar a transmissão da dengue, é importante evitar a proliferação do mosquito, como:
 Não deixar água parada em garrafas, vasos de planta, pneus etc.;
 Manter lixeiras tampadas e protegidas da chuva;
 Limpar os vasos de planta e vasilhas usadas para dar água aos animais;
 Retirar água de plantas que a acumulam, como as bromélias;
 Manter as piscinas e as calhas sempre limpas;
 Manter caixas de água e cisternas tampadas e limpas;
 Descartar adequadamente objetos que acumulam água e o lixo.

SINTOMAS DA DENGUE

A dengue pode ser assintomática, ou seja, o paciente não sentir nada. A
maioria, no entanto, tem sintomas com intensidade de leve a grave. A dengue
grave pode levar à morte do paciente, portanto, é uma doença que não pode ser
negligenciada. Seus principais sintomas são:
 Febre alta (39 °C a 40°C) de início abrupto;
 Dor de cabeça;
 Dores no corpo e articulações;
 Dor atrás dos olhos;
 Falta de apetite e perda do paladar;
 Náusea e vômitos;
 Mal-estar;
 Manchas vermelhas no corpo.
Outros sintomas podem ocorrer: dor abdominal intensa, sangramentos, vômitos,
confusão mental, sede excessiva, boca seca, dificuldade respiratória – esses
sintomas são sinais podem indicar gravidade da doença. Lembrar que somente
um profissional capacitado pode diagnosticar a dengue. Desse modo, caso a
pessoa apresente alguma das manifestações clínicas citadas, ela deverá buscar
o serviço de saúde rapidamente.

FORMAS CLÍNICAS DA DENGUE

É classificada em duas formas clínicas:
A clássica, que se caracteriza pela presença de sintomas, como febre alta, dor no corpo, mal-estar, dor de cabeça, manchas na pele e coceira. Geralmente, a doença tem duração de uma semana. 

A hemorrágica, quando há sintomas semelhantes ao da dengue clássica, entretanto, há uma evolução rápida para quadros mais graves. Na febre hemorrágica da dengue, verifica-se a presença de fenômenos hemorrágicos e aumento do tamanho do fígado. Essa forma da doença é grave.

DIAGNÓSTICO DA DENGUE

É diagnosticada por meio da análise dos sintomas e por exames laboratoriais, como de biologia molecular, sorologia e isolamento viral. Segundo o Ministério da Saúde, considera-se um caso como suspeito de dengue quando o paciente apresenta febre acompanhada de pelo menos dois outros sintomas da dengue, como manchas no corpo e dor de cabeça.

TRATAMENTO DA DENGUE

Não existe um tratamento específico para ela, sendo utilizados medicamentos apenas para tratar sintomas, como febre e dor no corpo. Algumas medidas, no entanto, são  encomendadas, como hidratar-se bem e repousar. Geralmente, a cura ocorre de maneira espontânea após 10 dias de iniciado os sintomas.
Nunca utilize medicamentos sem orientação médica.

FRASE DA SEMANA
“Quem estuda medicina sem livros navega em um mar desconhecido, mas quem estuda medicina sem pacientes não vai para o mar de jeito nenhum”
Willima Osler (brilhante médico canadense)

CURIOSIDADE DA SEMANA
Prêmio Nobel e a fuga da prisão
Otto Loewi (1873-1961), judeu alemão foi médico pesquisador. Em 1898, trabalhando em Viena (Áustria) descobriu uma substância química solúvel, liberada na estimulação vagal em sapos, que controlava sua frequência cardíaca, identificada como acetilcolina

(primeiro neurotransmissor conhecido). Pela importância da descoberta, recebeu o Prêmio Nobel de Medicina, em 1936. Dois anos após Loewi ter ganho o prêmio Nobel, os alemães invadiram a Áustria e nesta mesma noite, os nazistas o prenderam, junto com dois de seus filhos, por sua origem judia. Felizmente, ele conseguiu que fugissem da prisão, subornando seus guardas com o dinheiro do Nobel, e imigrando para os Estados Unidos.

*Flávio Antonio Quilici, médico e escritor, mantém com a filha Lisandra M Quilici, coluna semanal no Correio Popular – Campinas, aqui reproduzida. Ele ocupa a cadeira 04 da Academia Cristã de Letras - ACL