Augusto Joaquim Pereira, um contabilista apaixonado pelo estudo das ondas eletromagnéticas, realizou em Recife, no dia 6 de abril de 1919, há 103 anos, uma transmissão radiofônica direto de um estúdio improvisado na Ponte d´Uchoa.
Jornais da época convocaram os interessados no assunto “telegrafia sem fio” e “eletricidade”, para que comparecessem ao um evento para acompanhar a transmissão “do” Rádio Clube, escrito assim mesmo, no masculino.
Somente quem foi ao local - Escola Superior de Eletricidade - conseguiu ouvir, porque naquele tempo ainda não havia aparelhos receptores de rádio à venda no Brasil.
Um estudo desenvolvido pelo professor Pedro Vaz, da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, buscou reposicionar “o” Rádio Clube de Pernambuco, como impulsionador da radiodifusão sonora no Brasil.
Para este professor, o Rádio Clube seguiu mantendo em suas reuniões, transmissões periódicas até 17 de outubro de 1923, quando então, o empresário Oscar Moreira Pinto, estabeleceu de em definitivo “a” Rádio Clube de Pernambuco como estação de rádio tendo por sede a capital do estado, Recife.
A inauguração, entretanto, veio seis meses depois do início das transmissões da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, sob o comando de Edgard Roquette Pinto, em 20 de abril de 1923.
De todo modo, permanece a polêmica, se a Rádio Clube de Pernambuco teria sido de fato, a primeira emissora do Brasil.
Pedro Vaz admite essa possibilidade, mas não descarta a importância do acontecimento que originou a fundação Rádio Sociedade de Rio de Janeiro.
Durante a realização da Exposição Internacional do Centenário da Independência, em 1922 a voz do presidente da República na época, Epitácio Pessoa, foi ouvida em aparelhos de rádio colocados não apenas no Rio, mas também em Niterói, Petrópolis e no estado de São Paulo.
Para o professor da Cásper, a transmissão pioneira de 1919, serviu de embrião para o surgimento do rádio em definitivo, como veículo de comunicação no Brasil.
Vaz afirma que os experimentos levados adiante pelos pernambucanos, tiveram por base a mesma tecnologia empregada nos Estados Unidos para levar ao ar, a primeira emissora comercial mundo, a Rádio KDKA, de Pittsburgh – Pensilvânia, inaugurada em 2 de novembro de 1920.
*Geraldo Nunes, jornalista e escritor, é titular da cadeira 27, da Academia Cristã de Letras – ACL.