Slide

 

Dados do Autor

“Ut in omnibus glorificetur Deus.”
Para que em tudo Deus seja glorificado.
Regra de São Bento, 480-543.

Helio Begliomini nasceu em 21 de março de 1955, na cidade de São Paulo. É filho de Alfio Begliomini e Olga Begliomini. Tem dois irmãos mais novos, Pedro e Silvana. É casado com Aida Lúcia Pullin Dal Sasso Begliomini e tem três filhos: Enrico, Bruno e Giovanna. Cursou o primeiro e segundo grau, respectivamente, no Ginásio Santa Gema (Irmãs Passionistas) e Instituto Estadual Albino César. Graduou-se médico em 1978, na Faculdade de Medicina de Jundiaí (SP), e exerce sua profissão, desde essa época, na cidade de São Paulo.
Como aluno, foi monitor das seguintes disciplinas: Fisiologia (março 1975 a junho 1977), Clínica Médica (março 1976 a julho 1977) e Urologia (março a junho de 1978). Ainda na condição de acadêmico, foi um dos dois fundadores da Revista Científica “Perspectivas Médicas”, órgão oficial daquela Instituição de Ensino. Em 1976, ocupou o cargo de vice-diretor (vice-editor) e no ano seguinte de diretor (editor), respectivamente como quarto e quintoanista.
De 1979 a 1982, especializou-se em Urologia no Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo - Francisco Morato de Oliveira (HSPE-FMO), cumprindo um ano em Cirurgia Geral e dois em Urologia. Após a conclusão, serviu como oficial o Exército Brasileiro, designado para o Hospital Geral de São Paulo e obtendo a patente de 1.º Tenente Médico.
Realizou programa de pós-graduação durante 2,5 anos no Serviço de Urologia do Hospital São Paulo da Escola Paulista de Medicina (Universidade Federal de São Paulo-Unifesp), apresentando a tese “Contribuição ao Estudo dos Tumores do Testículo”, que lhe conferiu o título de Mestre em Urologia, no ano de 1984.
No início de 1986, cumpriu estágio profissional e cultural na Austrália, obtido por concurso através de bolsa de estudos da Rotary Foundation. Foi o único médico dos cinco profissionais brasileiros selecionados que integrou o Group Study Exange naquela ocasião.
Helio Begliomini é membro de 44 entidades, das quais se destacam: Sociedade Brasileira de Urologia, Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Associação Paulista de Medicina, Academia de Medicina de São Paulo, Academia Nacional de Medicina, International College of Surgeons, International Society of Urologic Endoscopy, Confederación Americana de Urología, International Society for Impotence Research, Associação Brasileira para o Estudo da Inadequação Sexual, Societé Internationale D’Urologie, Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo, Sociedade Brasileira de História da Medicina (sócio fundador), União Brasileira Contra as Doenças Venéreas, Associação Brasileira de Educação Médica, Associação Médica do Instituto de Assistência do Hospital do Servidor Público Estadual, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana, Associação Brasileira dos Docentes de Ética Médica, Sociedade Médica Ítalo-Brasileira, Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, Sociedade Brasileira de Educação e Integração, Associação dos Ex-Alunos da Faculdade de Medicina de Jundiaí (sócio fundador), Centro de Estudos de Urologia do Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo (membro fundador), Sociedade Brasileira de Estudos Municipalistas e Rotary Clube de São Paulo - Tremembé. Desde 2002 é membro emérito da Academia de Medicina de São Paulo.
Foi condecorado trinta vezes pelas seguintes entidades: Colégio Brasileiro de Cirurgiões (1986), Academia de Medicina de São Paulo (1986 e 1995), Academia Brasileira de Médicos Escritores (1989, 1997, 2001, 2003, duas vezes em 2005 e duas vezes em 2006), Sociedade Brasileira de Estudos Municipalistas (1992 e 1996), Sociedade Brasileira de Educação e Integração (1992), Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Nacional (duas vezes em 1994; 2001, 2002, 2003 e 2004), Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Regional de São Paulo (três vezes em 1995 e 1996), Associação Paulista de Medicina (duas vezes em 1998) e Academia Cristã de Letras (2000), Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Regional de Minas Gerais (2006), Ordem Nacional dos Escritores (2006) e Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (2007).
Como profissional, Helio Begliomini recebeu os seguintes prêmios: Jornal Brasileiro de Medicina – 1o lugar em 1986 com o trabalho “Avaliação do Material Promocional Farmacêutico Fornecido à Classe Médica”; Academia de Medicina de São Paulo - Menções Honrosas em 1988 e 1995; Associação Paulista de Medicina - Prêmio Felipe Baeta Neves (Urologia) em 1994, com o trabalho “Avaliação Metabólica de 190 Pacientes com Litíase Urinária”; Associação Paulista de Medicina - Prêmio José Almeida Camargo (Cultura Geral) em 1995, 1996, 1998 e 2003, respectivamente, com os seguintes trabalhos: “Contribuição à História da Endoscopia Urológica”, “Tributo ao Saber Urológico. Origem e Trajetória”, “Contribuição à História da Sociedade Brasileira de Urologia” e “Juscelino Kubitschek de Oliveira: Médico, Literato e Presidente da República. O Urologista-Cidadão Mais Famoso do Mundo!”; Associação Paulista de Medicina – Honra ao Mérito pela contribuição prestada ao engrandecimento da urologia paulista em 1997; Prêmio Nacional de Casos Clínicos OMNIC da Eurofarma em 2000, recebendo duas estadias em Buenos Aires – Argentina, com o trabalho “Carcinoma In Situ Multifocal do Pênis”.
De 1982 a 1988, prestou serviços de Assessor Médico a três Indústrias Farmacêuticas Multinacionais, contribuindo para o estudo de setenta e cinco produtos novos. Foi co-editor do Boletim Científico da Associação Brasileira de Médicos Assessores da Indústria Farmacêutica (1984-1986). Foi membro do Conselho Assessor Científico do Jornal de Medicina Diagnóstica (agosto 1986 a março 1987). É assistente, aprovado em 1o lugar por concurso, do Serviço de Urologia do Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo desde 1986, sendo responsável pelo grupo de Litíase Urinária e Endourologia.
Helio Begliomini é diretor clínico, desde 1988, do Instituto de Medicina Humanae Vitae – Imuvi. Entre os vários hospitais em que já atuou ou tem atuado mais amiúde, encontram-se: Hospital 9 de Julho, Hospital Santa Catarina, Hospital Dom Silvério Gomes Pimenta (São Camilo-Santana), Hospital Nossa Senhora de Lourdes, Hospital e Maternidade Voluntários, Hospital e Maternidade São José, Hospital Bandeirantes, Hospital Santa Paula e Hospital Presidente. Colaborou como médico com o Abrigo de Velhinhos Frederico Ozanan (1987-1995) e tem colaborado, desde 2000, com a Fundação Gol de Letra, ambas instituições beneficentes localizadas na Zona Norte da cidade de São Paulo.
Desde acadêmico, tem se atualizado em mais de 400 encontros profissionais distribuídos entre Cursos, Jornadas, Fóruns, Simpósios e Congressos.
Helio Begliomini publicou mais de cento e noventa trabalhos científicos em revistas especializadas; seis dezenas de capítulos de livros, assim como mais de duzentos e quarenta artigos literários em diversos periódicos relacionados à medicina e mesmo fora dela. Elaborou mais de oitenta Comentários Editoriais concernentes a artigos científicos. Apresentou, desde a época de acadêmico de medicina, mais de cem trabalhos em Congressos Médicos regionais e nacionais, classificados como Temas Livres, Pôsteres e Videoteipes. Participou em mais de oitenta Mesas Redondas. Teve seu nome como referência em mais de setecentas citações médico-científicas e lítero-culturais.
Seus serviços prestados à Urologia estão assim sumariados: 2o secretário da Sociedade Brasileira de Urologia – Secção São Paulo – SBU – SP (março de 1988 a março de 1990); 2.º secretário do Departamento de Urologia da Associação Paulista de Medicina –APM (novembro de 1989 a novembro de 1991); membro do Corpo Editorial da Secção de Resumos Comentados de Artigos Internacionais do Jornal Brasileiro de Urologia – Órgão Oficial da Sociedade Brasileira de Urologia (de outubro de 1990 a dezembro de 1997); 3o secretário da Sociedade Brasileira de Urologia Nacional (outubro de 1991 a outubro de 1993); urologista-perito convocado pelo Saúde Bradesco (abril de 1992); urologista-perito convocado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo por indicação da SBU – SP (abril de 1992 e abril de 1999); membro do Comitê Editorial do Boletim da Urologia – Órgão Oficial da SBU – Nacional (setembro de 1992 a dezembro de 1993 e de janeiro de 1998 a outubro de 1999); 2o secretário da Comissão Executiva do XXIV Congresso Brasileiro de Urologia (outubro de 1991 a outubro de 1993); membro da Câmara Técnica de Urologia do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (de dezembro de 1994 a dezembro de 1996 e novamente de janeiro de 1999 a dezembro de 2003); revisor de artigos urológicos para a revista da Associação Médica Brasileira (1995); membro do Conselho Editorial da revista Urologia Contemporânea, órgão oficial do Departamento de Urologia da APM até 2002 e, após esse ano, da SBU – Nacional (julho de 1995 a dezembro de 2003); editor-associado da revista Urologia Contemporânea (1999); membro do corpo de revisores de artigos do Jornal Brasileiro de Urologia (de janeiro de 1995 a dezembro de 1998); editor do Boletim de Informações Urológicas – Órgão Oficial da SBU – SP (janeiro de 1996 a dezembro de 1997); membro do Conselho Editorial da revista Próstata News (de maio de 1996 a setembro de 1998); delegado suplente da Sociedade Brasileira de Urologia: Secção São Paulo (junho de 1996 a dezembro de 1997); membro do Corpo Editorial do Jornal Brasileiro de Urovídeo – Órgão oficial da SBU –Nacional (de janeiro de 1998 a novembro de 1999); presidente da Comissão de Ética Médica e Defesa Profissional da Sociedade Brasileira de Urologia (de outubro de 1997 a outubro de 1999; de maio a julho de 2003 – interino – e de outubro de 2003 a dezembro de 2005); membro da Comissão de Ética Médica e Defesa Profissional da Sociedade Brasileira de Urologia (novembro de 1999 a outubro de 2003); membro do Consulting Editors do Brazilian Journal of Urology (janeiro de 2000 a setembro de 2002); editor-associado do Boletim da Urologia (outubro de 2001 a dezembro de 2005); coordenador da secção cultural do Boletim de Informações Urológicas (janeiro de 2002 a dezembro de 2003); membro do Conselho Científico da revista eletrônica Urologia Virtual – Urovirt da Unicamp, desde janeiro de 2002; presidente da Comissão Eleitoral do pleito de 2005 da SBU Nacional, Membro do Conselho de Economia da SBU Nacional (2006-2007) e Membro da Comissão Eleitoral do pleito de 2007 da SBU Nacional.

* * *
Do ponto de vista literário, seu nome artístico se confunde com seu nome próprio. Tem publicado artigos em diversos periódicos nacionais, interessando-se mais pelo gênero prosa; nas modalidades crônicas, ensaios e cartas.
Helio Begliomini ganhou o 2o lugar na I Jornada Paulista Médico-Literária na categoria crônica, com o trabalho “Irmãos de Guerra” (27 a 29 de setembro de 1991 – Jundiaí – SP).
Na II Jornada Paulista Médico-Literária (28 a 30 de maio de 1993 – Bragança – SP), ganhou os seguintes prêmios: “Litíase Urinária. Passado, Presente e Futuro” (1o lugar – categoria ensaio), “Brevidade” (1o lugar – categoria hai-kai), “Quando” (3o lugar – categoria poesia versos livres) e “Sonia, Até Breve” (2o lugar – categoria memória).
No XV Congresso da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Sobrames (18 a 20 de maio de 1994 – São Paulo – SP) recebeu os seguintes prêmios: “Um Anjinho que Veio do Céu” (2o lugar – categoria memória), “Desafio” (3o lugar – categoria limerick) e “Sem Fim” (menção honrosa – categoria hai-kai).
No Concurso da Abrames, em 18 de novembro de 1995, ganhou os seguintes prêmios: “Cada Um Tem Seus Problemas” (2o lugar – categoria crônica), “Última Morada” (2o lugar – categoria poema), “Destino Irônico” (menção honrosa – categoria conto), “Transitoriedade” (menção honrosa – categoria poema).
Na III Jornada Paulista Médico-Literária (24 a 26 de novembro de 1995 – Santos/SP), recebeu os seguintes prêmios: “Contribuição ao Resgate da História da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Sobrames (2o lugar – categoria memória), “Transitoriedade” (2o lugar – categoria versos livres), “A Medicina na Urologia, Através e Além do Progresso” (2o lugar – categoria ensaio), “A Medicina da Estatística” (menção honrosa – categoria crônica).
No Concurso da Abrames, em 22 de novembro de 1996, ganhou o 3o lugar na categoria poema com o trabalho “Mendigo”.
No Concurso da Abrames, em 21 de novembro de 1997, ganhou o 1o lugar na categoria poema com o trabalho “Evanescência”.
No Concurso de Poesia da Associação Paulista de Medicina, em maio de 1998, conquistou o 2o lugar na categoria limerick (“Diálogo em Gerações”; “Real”; “Amor e Paixão” ) e 2o lugar na categoria hai-kai (“Natureza 1, 2 e 3”).
No Concurso da Abrames, em 20 de novembro de 1998, recebeu menção honrosa com a poesia “Senescência” e o 2o lugar na categoria crônica, com o trabalho “Entre Duas Vidas”.
No I Encontro Mineiro de Médicos Escritores, ocorrido de 28 a 31 julho de 1999, recebeu menção honrosa na modalidade crônica, com o trabalho: “O Produto, a Propaganda e o Médico Propagandista”.
No Concurso da Abrames, em 26 de novembro de 1999, conquistou o 2o lugar na modalidade conto, com o trabalho “Feliz Reencontro”; o 1o lugar na modalidade crônica com o trabalho “A Arte Literária e os Médicos Escritores no Contexto Brasileiro”, e menção honrosa na modalidade poesia, com o trabalho “Feitiço de Mulher”.
No XVIII Congresso da Sobrames Nacional (maio de 2000), recebeu menção honrosa com a crônica “A Próstata, a Ciência, a Semântica e o Marketing”, bem como menção honrosa com as poesias em pôsteres “Mulher”, “Rotae Vitae” e “Pêndulo da Vida”.
No concurso da Abrames, em 24 de novembro de 2000, recebeu menção honrosa com a poesia “Mulher” e o prêmio especial com mérito com o ensaio “Religião e Ciência: Incompatíveis?”
No concurso da Abrames, em 23 de novembro de 2001, recebeu os seguintes prêmios: “O Teatro, a Arte e os Atores” (3o lugar – categoria crônica); “Se” (2o lugar – categoria poesia) e “Contribuição à História da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores” (2o lugar – categoria ensaio).
No XIX Congresso da Sobrames nacional (maio de 2002) recebeu o 1o lugar com a crônica “Médicos Escritores Mineiros do Século XIX”.
Helio Begliomini é sócio-fundador da Sobrames-SP (1988), tendo exercido vários cargos, dos quais destacam-se: vice-presidente (1988-1990 e 1990-1992) e presidente (1992-1994 e 2006-2007). Foi secretário-geral da Sobrames Nacional (1994-1996) e presidente (1998-2000).
No Concurso da Abrames de 28 de novembro de 2003, recebeu o 1o lugar com a poesia “Se Eu Não Puder” e Menção Especial com o ensaio “Epicédio a Carlos da Silva Lacaz”.
No X Prêmio Nacional de Literatura de 18 de outubro de 2003, promovido pela Associação Bahiana de Medicina, recebeu o 2o lugar com a poesia “Se Eu Não Puder”.
Participou como escritor da 18a (2004) e da 19a (2006) Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Em 2004, seu livro “Contraponto” (2002) recebeu o prêmio Clio de História – 27a edição – da Academia Paulistana da História.
No XI Concurso Literário Nacional da Associação Bahiana de Medicina ocorrido em 6/11/2004, recebeu a 2a menção honrosa para o gênero ensaio, com o trabalho “O Néctar de Baco e Dionísio”.
No concurso da Abrames em 20 de novembro de 2004, recebeu os seguintes prêmios: “O Néctar de Baco e Dionísio” (1o lugar – categoria ensaio); “Na Linha do Horizonte” (menção honrosa em poesia); “Poetar” (menção especial em poesia) e “O Centenário Instituto Butantã” (menção honrosa em crônica).
Em 2005, foi agraciado com a publicação de seu nome na renomada enciclopédia “Who’s Who in the World” e recebeu título honorífico do distrito 4430 do Rotary International.
No concurso da Abrames de 18 de novembro de 2005, recebeu os seguintes prêmios: “Louvação à Vocação Médica” (menção honrosa – categoria poesia); “Longevidade e Natalidade. Até Quando Valem a Pena” (2o lugar – categoria ensaio) e “Prelúdio do Adeus” (1o lugar – categoria crônica).
Em 2005, recebeu também o prêmio de literatura “Flerts Nebó” – menção honrosa –, da Sobrames-SP, com o ensaio “Arte, Literatura, Subjetividade e Marketing”.
Em 2006, seu livro “Juscelino Kubitschek de Oliveira – Patrono da Sociedade Brasileira de Urologia” (2005), recebeu o Prêmio Clio – 29a edição – da Academia Paulistana da História.
No concurso da Abrames de 23 de novembro de 2006, recebeu os seguintes prêmios: “Quimeras do Tempo” (menção honrosa – categoria poesia); “Akademus, Academias e Abrames” (2o lugar – categoria crônica) e “Medicina, Bioética e Vida” (1o lugar – categoria ensaio).
* * *
Helio Begliomini é membro titular-fundador da Academia Brasileira de Médicos Escritores (Abrames), ocupando, desde 1989, a cadeira no 33, tendo escolhido para patrono o dr. Edgard Roquette Pinto. É membro da União de Médicos Escritores e Artistas Lusófonos (Umeal) desde a sua fundação, em 1993. Em 1998, tornou-se sócio-fundador da Liga Sul-Americana de Médicos Escritores (Lisame). Em 24 de junho de 1999, foi eleito para ocupar a vaga da cadeira no 10 da Academia Cristã de Letras, cuja patronesse é Marie Barbe Antoinette Rutgeerts Van Langendonck. Tomou posse, a 23/3/2000, em solenidade realizada no salão nobre do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Vem exercendo o cargo de 1º tesoureiro nos biênios 2002-2003; 2004-2005 e 2006-2007. É membro, desde 2005, da União Brasileira de Escritores e da Ordem Nacional dos Escritores. Após eleição por unanimidade, tomou posse no dia 4 de março de 2007, como sócio-efetivo do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, tendo escolhido para patrono o professor doutor Carlos da Silva Lacaz.
Helio Begliomini foi membro do Corpo Editorial do Jornal Gaúcho de Poesia e Prosa, de novembro de 1998 a agosto de 1999. É autor de um capítulo do livro “Solidariedade com os Enfermos” de Leo Pessini (1988). Prefaciou o livro “Memórias de Vasco da Gama” de Flerts Nebó (1995). Prefaciou e posfaciou o livro “O Encontro” de Flerts Nebó (1998). Prefaciou a antologia “Médicos Contam Contos” da editora gaúcha Ediame (1999). Escreveu um capítulo no livro “Casos de Consultório” de Flerts Nebó (2002). Participou do livro “As Melhores Crônicas Médicas do Último Século” – Sobrames Nacional – da editora gaúcha Ediame (2002). Posfaciou o livro “Mulheres Médicas na Presidência da Sobrames” de Luiz Alberto Fernandes Soares (2002) e prefaciou o livro “Gláucio Bandeira – O Primaz das Terras das Araucárias” de Luiz Alberto Fernandes Soares (2005).
Publicou trabalhos literários nas seguintes antologias de autores da Sobrames – SP: Por um lugar ao sol (1990); A Pizza Literária (1993); A Pizza Literária Segunda Fornada (1995); Criação, Prosa e Poesia (1996); A Pizza Literária Quinta Fornada (1998); A Pizza Literária Sexta Fornada (2000); III Antologia da Sobrames – SP (2001); A Pizza Literária Sétima Fornada (2002); IV Antologia da Sobrames – SP (2003); A Pizza Literária Oitava Fornada (2004); V Antologia da Sobrames – SP (2005) e A Pizza Literária Nona Fornada (2006).
Helio Begliomini foi presidente de honra do XVIII Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores realizado em Gramado (RS), de 28 a 31 de maio de 2000. Por ocasião deste evento recebeu dois significativos títulos: “Grande Amigo da Literatura e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Regional do Rio Grande do Sul” e “Reconhecimento pelos Relevantes Serviços Prestados à Sobrames Nacional – Biênio 1998-2000”.
Em 18 de junho de 2001, por ocasião de inauguração da Galeria Fotográfica dos Presidentes da Sobrames Nacional no Recife – PE, recebeu o título de Membro Honorário da Sobrames Nacional.
Professa a fé católica e desde tenra idade tem participado de movimentos relacionados à sua comunidade religiosa, destacando-se Congregação Mariana, Legião de Maria, Pastoral da Juventude, Curso Preparatório para o Matrimônio e Pastoral da Saúde.
Publicou os seguintes livros: 1. “Contribuição ao Estudo dos Tumores do Testículo”; 2. “Pelo Avesso” (1998); 3. “Ementário da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores”(1999); 4.“Tributo à Sobrames – 1965-2000” (dezembro/1999); 5. “Ultrapassando com Humildade os Umbrais da Academia Cristã de Letras” (2000); 6. “Galeria Fotográfica dos Presidentes da Sobrames Nacional” (2001) em co-autoria com Luiz Alberto Fernandes Soares; 7. “A Sobrames Nacional e Seus Presidentes” (2001); 8. “Contraponto” (2002) – Prêmio Clio de História – 27a edição (2004); 9. “Alvíssaras” (2003); 10. “Mistura Fina” (2004); 11. “Juscelino Kubitschek de Oliveira – Patrono da Sociedade Brasileira de Urologia” (2005) – Prêmio Clio de História – 29a edição (2006); 12. “Urologia, Vida e Ética” (2006); 13. “Sonhar é Preciso” (2007); 14. “Academia Cristã de Letras – Tributo aos Quarenta Anos de História” (2007) e 15. “Alçando Novos Ares” (2007).