Texto Para as Orelhas
Begliomini é excelente escritor, possui um vocabulário sui generis da língua portuguesa; é loquaz com seus escritos; é humano, companheiro para todas as horas, fino, elegante e respeitador.
Pesquisador indomável, perquiridor audaz, detentor de prêmios literários e com uma bagagem, hoje invejável, escreveu trabalhos vários. É de sua lavra entre outras obras os livros Sobrames; Pelo Avesso; Juscelino Kubitschek de Oliveira e outros. Agora surge com este volume fantástico sobre a “História da Academia Cristã de Letras – Tributo aos Seus Quarenta Anos”.
Begliomini lança este trabalho como homenagem aos 40 anos de vida da instituição e ele enobrece-a como a todos os seus membros passados, atuais e futuros.
Creio que o memorial feito pelo Begliomini à Academia Cristã de Letras será um marco indelével tributado aos seus quarenta anos, e será divisório usado por todo aquele que no futuro venha escrever algo sobre a Academia Cristã de Letras vivida, antes por Begliomini, será sempre revivida depois de Begliomini.
Afiz Sadi
Uma coletânea de quem estudou a realidade nua e crua de algumas fases da Academia Cristã de Letras (ACL) é o que nos traz este oportuno livro que Helio Begliomini acaba de lançar. Renomado médico de alma nobre, inteligência generosa e incansável em suas análises agudas e em sua produção literária, Helio não só abrilhantou os meus dois mandatos como presidente da Academia, como também se destacou na função de tesoureiro assaz zeloso.
(...) Sem dúvida, a crueza de certas narrações tem impacto chocante. Helio, pródigo pesquisador, se esforça não só em registrar o passado da ACL, mas principalmente por querer decifrá-lo. O livro apresenta enfoques contagiantes, mostrando encantos e desencantos no curso dessa história.
Adolfo Lemes Gilioli
Doutor Helio Begliomini é um desses confrades ilustres que integram a Academia Cristã de Letras, não apenas como escritor de sucesso, mas também como alguém que, perdido de amor pela causa abraçada, presta à instituição serviços inestimáveis, como é o caso da organização dessa História da ACL, que lhe deve ter dado muito trabalho, mas que nos vai dar imensas alegrias.
(...) Com este seu “Tributo aos 40 anos da ACL” construiu ele um armorial, que documenta, exalta e confere nobreza a esta Academia, que honra São Paulo, mercê do qualificado quadro de escritores que abriga.
(...) Bem haja o Autor desta obra por sua oportuna iniciativa, que se vem somar a uma rica e qualificada bibliografia que, a partir sempre de um tema ligado à medicina – médico ilustre que é o escritor – alcança territórios outros do espectro cultural, sempre referenciados por suas preocupações científicas, éticas e humanísticas. É o que ocorre com a biografia que fez do também médico Juscelino Kubitscheck ou com este verdadeiro tratado da bioética, intitulado “Urologia, Vida e Ética”, a mais recente das suas produções. Isso sem falar de suas crônicas e ensaios, onde se avalia a extensa e profunda interdisciplinaridade em que se fundamenta sua admirável formação cultural (Contraponto, Alvíssaras, Mistura Fina, Pelo Avesso, entre outros livros de marcante sucesso).
Saúdo, pois, o aparecimento deste “Tributo” ao quadragésimo aniversário da Academia Cristã de Letras, como uma rara contribuição à vida e à exaltação do nosso sodalício, que, de ano a ano, vem firmando sua benéfica presença no panorama intelectual de São Paulo e do Brasil.
Paulo Nathanael Pereira de Souza