Homenagem a Dom Antonio Maria Mucciolo

Rosa Maria Custodio - (27\11\2012)
Homenagem, in memoriam:
Dom Antonio Maria Mucciolo


A BONDADE

Presente para sempre, em nossas memórias, estará a figura nobre do Acadêmico Dom Antonio Maria Mucciolo. De todas as qualidades que distinguiam sua respeitosa e amada pessoa, destaco a BONDADE, que sempre considerei predominante em sua personalidade.

Bondade no olhar, bondade nos gestos, bondade no jeito de ser e de tratar as pessoas que dele se aproximavam ou com ele conviviam. Foram milhares, para não dizer milhões, as pessoas que tiveram a oportunidade e a alegria de compartilhar da presença bondosa de Dom Antonio Maria ao longo dos seus 89 anos de vida abençoada.

A BONDADE é um dom divino que existe, em essência, em cada um de nós. Mas são poucos aqueles que desde a mais tenra idade estão destinados a cultivá-la e transformá-la em instrumento de amor e paz. A vida sacerdotal, escolhida por Dom Antonio Maria, foi o caminho mais direto para a vivência e a prática da BONDADE.

BONDADE, acima de tudo, é a crença em Deus, Criador de tudo o que existe na natureza e no universo: as florestas, as montanhas, os mares, os rios, as cachoeiras, as praias, os animais, as flores e os frutos, os seres humanos. Enfim, tudo o que existe é a prova incontestável da existência deste SER SUPERIOR que nos deu a vida e nos dotou de inteligência para reconhecê-la.

BONDADE é a confiança absoluta na Sabedoria Divina que concede a cada ser humano um Espírito dotado de senso de justiça e livre arbítrio. Assim, cada um de nós tem a capacidade de protagonizar sua própria história e a liberdade de escolher o caminho do bem (ou o caminho do mal), sabendo que vai arcar com as consequências de suas próprias escolhas.

BONDADE é a consciência de que embora não sejamos perfeitos, nossa experiência de vida é uma aprendizagem que nos aproxima da Perfeição Divina. Aprendemos com os erros, avançamos com os acertos. Quando erramos e nos arrependemos, somos perdoados porque a BONDADE é um atributo da Perfeição Divina. E assim prosseguimos no caminho existencial, que reserva aos justos a humana Felicidade.

BONDADE é a incorporação da Benevolência e Misericórdia Divinas que servem para corrigir e nortear as escolhas dos seres humanos em seus caminhos existenciais. O sacerdote, benevolente e misericordioso, é um servo de Deus a serviço de seus semelhantes.

Dom Antonio Maria Mucciolo foi este servo de Deus que viveu entre nós e cumpriu sua honrosa missão.