Slide
  • Fonte: Frances de Azevedo

(Para Raquel Naveira 29/03/2014)Frances de Azevedo 1 25820

Quarto de artista

Já agora
As letras dançam,
Se abraçam,
Dão-se as mãos...
E a poesia,
- Pura teimosia -
Cobre a folha de papel...
No meu quarto interno,
Nas paredes,
Dependurados,
Os sonhos, os passos,
Descompassos,
A imaginação:
Mil cores da criação!
Meus pensamentos,
Num vórtice louco,
Tateiam, vagueiam,
Buscando plasmar
Na tela
O invisível.
É crível?!

(Frances de Azevedo: Cadeira 39, Patronesse: Madre Maria Teodora Voiron)

(Quarto de Artista é obra de nossa Confreira Raquel Naveira (Raquel Maria Carvalho Naveira), que ocupa a Cadeira 7, Patrono Castro Alves). Foi editada em 2013, no Rio de Janeiro, pela Ibis Libris, tendo, Antonio Carlos Secchin, na primeira orelha, assim se referido ao livro: “Quase tudo cabe neste Quarto de artista: a poesia, o ensaio, a crônica, a ficção, numa orquestração de textos bem regida por Raquel Naveira. Em suas interpretações e comentários, avultam não só a precisão das informações, mas sensibilidade e a argúcia da escritora, que prefere o embate corpo a corpo com o texto, em vez de recorrer a leituras já consolidadas. Às vezes, torna-se tênue ou inexistente a fronteira entre poesia e ensaísmo – coma presença de delicados poemas de Raquel em meio a rememorações e reflexões críticas. Defrontando-se com amplo elenco de autores, circula à vontade tanto nas trilhas de Virgílio quanto na África de Castro Alves. Ela sabe conduzir o leitor na travessia de bosques poéticos, plenos de rosas, orquídeas, cigarras e corças, num imaginário onde ressoa ima sensibilidade vizinha à de Cecília Meireles.

Um dos textos dos livros e intitula “Culinária e poesia”. Em Quarto de Artista, botando a mão na massa das palavras, o cardápio e Raquel é fino e variado. ”). 

Esta obra, a Professora e Confreira Raquel, autografou, em 18 de março de 2014, no dia do meu aniversário! Precioso presente guardado e compulsado várias vezes...