Nota de falecimento: Ruth Gandra faleceu hoje: 26/01/2021

Fonte: APLJ

Academia Cristã de Letras vem através dessa nota, se juntar aos que lamentam a perda pela COVID-19 de Ruth Vidal da Silva Martins, esposa do Acadêmico e Jurista, Ives Gandra da Silva Martins, que ocupa a Cadeira 23 desse sodalício.

Ruth estava internada na Unidade de Terapia Intensiva desde a segunda semana de janeiro por complicações geradas pela Covid-19. O estado de saúde piorou no final d e semana. Faleceu hoje, 26 de janeiro de 2021.

Ives e Ruth, exemplo notório de amor e dedicação, ficaram casados por 66 anos. Dessa união tiveram seis filhos, entre eles Ives Gandra da Silva Martins Filho, ministro do TST, e Angela Vidal Gandra Silva Martins, Secretária da Família do governo de Jair Bolsonaro.

Angela disse: "Mamãe já nos sorri desde a eternidade! Está no céu e de lá nos guiará e protegerá! Morreu como viveu, serenamente, cheia de fé! Agradeço a todos por todo carinho e orações"

Posse de Angela Vidal Gandra da Silva Martins 024 9ef49Posse de Angela Vidal na APLJ - foto by Di Bonetti

Ives Gandra, eternamente apaixonado, fez em vida merecidas homenagens a sua Ruth. Publicou livro: "O livro de Ruth: Obra Poética. No aniversário de 80 anos de Ruth, Gandra fez uma nova homenagem em vídeo. No ano de 2016 publicou: "101 Poemas para Ruth", que contem 24 sonetos e 77 haicais. Em 2019, nova publicação: "Mais haicais para Ruth". 

Poema Para Ruth, escrito em 1998 e publicado no ano seguinte:

Navegantes do espaço cruzam mares,
Marinheiros do tempo sonham liras, 
Saltimbancos das vidas estelares
Cavaleiro e cavalo em descompasso 
Formatam nuvens pálidas no azul,
Cavalgando sem nunca deixar traço,
Como os corcéis alados d’Istambul.
Bandeirantes de estepes infinitas,
Cossacos galopando pelos astros,
Cabelos de asteróides e sem fitas
Na imensidão galáctica dos rastros.
Meu universo heróico é sempre assim,
Cabendo por inteiro em meu jardim.