Posse Presidente Helio Begliomini na Academia Cristã de Letras: Gestão 2020/2021

Frances de Azevedo 1 25820Infelizmente, devido à Pandemia do Coronavírus que se abateu sobre nosso Planeta Azul, chegando, agora, em final de Fevereiro do corrente ano de 2020, ao nosso país, não pude comparecer à posse (17/03/2020) do nosso estimado Confrade Hélio Begliomini, como presidente da Academia Cristã de Letras.

Deveria ter comparecido, eis que secretária da nova gestão, compondo a Chapa Única, eleita, denominada “Ser Instrumento de Paz”.

O discurso de posse do Presidente Hélio, com ínfima presença, somente nove membros de nosso sodalício, não tirou o brilho do momento histórico e está publicado aqui em nosso site www.academiacristadeletras.com.br

Helio Begliomini, que é médico urologista, escritor renomado, ocupa a Cadeira 10 da ACL, cuja patronesse é Marie Barbe van Langendonck.  

Desde sua entrada em nosso sodalício, há mais de duas décadas, tem demonstrado seu amor, denodo e alegria, muito contribuindo com seus pareceres literários, técnicos e de gestão, sem mencionar sua profícua produção de livros, praticamente um a cada ano!

Todos sabem que ele faz parte de dezenas de entidades científicas, culturais, literárias e filantrópicas, das quais, em mais de uma centena, ele vem ocupando cargos, uma vez que seu lema é: trabalho! Despiciendo mencionar as inúmeras condecorações, prêmios, certificados e honrarias por seus trabalhos na área médica e em concursos literários.

Assim, quando no supra aludido discurso de posse, como presidente da Academia Cristã de Letras, cita que: “Amei a Sabedoria desde a minha juventude e procurei tomá-la como esposa, pois fiquei enamorado de sua formosura”. (Capítulo 8, do Livro da Sabedoria), bem se nota do seu apreço às letras, ao saber, ao conhecimento.

Com razão nosso atual presidente Hélio, eis que, neste momento, me vem a lume, o seguinte ensinamento de Lao-Tsé, ”Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias”.   E: “Conhecer os outros é inteligência, conhecer-se a si próprio é verdadeira sabedoria”.

Também me recordo que mamãe fazia alusão à sabedoria de Salomão que substituiu seu pai Davi no governo de Israel. Antes de assumir seu posto, pediu a Deus sabedoria. E Deus se agradando de seu pedido a concedeu e lhe deu também riquezas, fama e uma longa vida.

Desejo, todos desejamos, com certeza, que doutor Hélio Begliomini tenha sucesso, fama, nessa nova jornada, aonde a riqueza virá com o engrandecimento de nosso sodalício no universo cultural e os seus membros continuarão a lutar em prol da cultura em nosso país!

Sê, pois, muito bem-vindo PRESIDENTE HÉLIO BEGLIOMINI!   

                                                                                   Frances de Azevedo

                                                                                   Secretária da ACL

                                                                                   Cadeira 39