Slide

Meu único encontro com o nosso saudoso Dr. Paulo Nathanael Pereira de Souza que nos deixou em 25 de maio último, aconteceu em abril de 2024, na sede da Academia Paulista de Letras, durante a posse da Dra. Angelita Gama naquele sodalício. Foi quando tive a oportunidade de manifestar a ele que o meu desejo de ingressar na Academia Cristã de Letras, surgiu no período de suas gestões na presidência de nossa querida ACL. Paulo Nathanael me agradeceu, sorriu e ambos ficamos emocionados.

Fico feliz por tê-lo conhecido em vida e pela conversa que tivemos. Anteriormente, o confrade Reinaldo Bressani, mais próximo ao Dr. Paulo Nathanael, tentou promover um encontro nosso, mas não foi possível. Com isso a única chance foi aquela que felizmente surgiu para a alegria de todos nós.

Juarez e Paulo Nathanael 0320d

Infelizmente agora veio a triste notícia de sua partida, comparecemos ao velório como representantes da Academia Cristã de Letras, a quem Paulo Nathanael dedicou muito carinho e atenção durante uma parte de sua vida. Juntamente com o confrade Bressani e o Dr. João Tomás do Amaral, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP, transmitimos nossas condolências aos familiares e amigos, ao mesmo tempo em que lembramos e trocamos informações sobre as obras publicadas e o legado deixado para a posteridade por este grande educador.

Sobre Paulo Nathanael Pereira de Souza*

Nasceu em José Paulino - SP (hoje Paulínia), em 25 de março de 1929. Morou em várias cidades como Campinas, Araraquara e São Carlos, onde concluiu o curso primário. Após formar-se pelo Grupo Escolar Paulino Carlos, cursou o ginásio diocesano e na Escola Normal “Dr. Álvaro Guião”, também de São Carlos, formou-se no Clássico e lá se diplomou professor primário. Prosseguiu nos estudos, foi professor em diversas escolas secundárias de São Carlos, prestou concurso público em História e, aprovado escolheu vaga em Tupã, outro município paulista. Antes disso exerceu ainda em São Carlos, o cargo de vereador tendo sido eleito pelo voto direto.

Dirigiu estabelecimentos estaduais de ensino e foi inspetor regional, não só em Tupã, mas também em Itapetininga – SP. Itapetininga e Tupã). Mudou-se para São Paulo em 1961, onde exerceu o jornalismo ao mesmo tempo em que seguia sua carreira de educador na Secretaria Estadual de Educação, onde ocupou a chefia do ensino secundário e normal e a Coordenadoria Geral do Ensino. Atuou também na prefeitura municipal de São Paulo, no cargo de Diretor do Ensino Municipal e Secretário de Educação e Cultura.

Ingressou na docência de Ensino Superior e foi Reitor em diversas universidades privadas, acadêmicas e corporativas, integrou o Conselho Estadual de Educação e foi presidente do mesmo órgão em nivel Federal. Presidiu organizações diversas, como o Cento Nacional de Aperfeiçoamento Profissional – Cenafor e o Centro de Integração Empresa Escola - CIEE, e a Academia Paulista de Educação.

Na Academia Cristã de Letras – ACL ocupou a cadeira nº 01, cujo patrono é Machado de Assis, tomou posse em 16 de março de 2005 e seu antecessor, Sérgio Covello, foi quem abriu a sessão inaugural de nossa entidade, em 14 de abril de 1967. Foi presidente nas gestões 2006 – 2011 e 2014 – 2015. Quando Ruy Martins Altenfelder Silva, precisou licenciar-se do cargo de presidente, em razão de compromissos profissionais em julho de 2019, Paulo Nathanael, que era seu vice, reassumiu a presidência até o término daquele mandato, em dezembro do mesmo ano.

Paulo Nathanael Pereira de Souza escreveu e publicou cerca de trinta obras, das quais se destacam: Desafios Educacionais Brasileiros; Pré-escola, uma nova fronteira educacional; Educação, escola e trabalho; Educação na Constituição; Falas (de História, Circunstância e Educação); Educação: uma visão crítica. Outro importante trabalho publicado é; Como entender e aplicar à nova LDB, e ainda; Educação e Desenvolvimento, caminhos e descaminhos da educação brasileira, além de; Histórias que a História não conta, entre outros. Seu legado para a educação brasileira é inestimável e, portanto, será sempre lembrado entre os imortais de nossa cultura.

*Fonte: Academia Paulista de Letras Juarez Moraes de Avelar, médico, escritor e poeta que ocupa a cadeira 26, é o atual presidente da Academia Cristã de Letras – ACL (gestão 2024-2025)