Slide

Frances de Azevedo

Quem não recebeu um presente encimado por um belo laço?!frances de azevedo 298a6
O que é laço?
Num primeiro momento, lembramo-nos de fitas ou faixas confeccionadas de diversos tipos de material, principalmente de tecido, como seda e cetim. Também de poliéster... Há diversos tipos de laço. Não importa se pelo tamanho ou cor, sempre nos atrai. Chama nossa atenção. É alegre, simpático, mágico! Daí porque é utilizado em inúmeras campanhas como: Câncer de Mama= Laço Cor-de-rosa. Combate a AIDS= Laço Vermelho. Câncer de Tireoide=Laço Rosa e Azul Petróleo. Doação de órgão= Laço Verde. Câncer de Próstata= Laço Azul Claro. Câncer Infantojuvenil= Laço Dourado. Luto=  Laço Preto. Paz= Laço Branco.Há também o Laço Colorido de quebra-cabeça nas placas de sinalização, pouco conhecido, representa “que naquele ambiente a pessoa portadora do Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem prioridade de atendimento”.

Laços que enfeitam os cabelos, roupas, caixas de presentes, cartões e calçados.
Nos cabelos, lembro-me, muito bem, do laço branco de fita de seda/cetim que era usado nos primeiros anos da escola... Há uma foto de minha irmã primogênita: Flórence, linda e graciosa, com aquele!
Nos calçados?!
Sim, nos calçados! Nos primórdios, para mantê-los presos aos pés. Depois, os laços foram usados como enfeites. Atualmente, são célebres os calçados com laços de estilistas como Louis Vuitton, Valentino e Christian Dior. Levam as mulheres à loucura, tanto quanto os que enfeitam cabeças de “famosas”!
Certamente, o laço nos remete ao romantismo. Há ternura, suavidade, algo que toca a alma; aquela fibra sutil, humana...
Há laços representativos do patriotismo; por exemplo, em nosso país, com as cores de nosso Pavilhão, sendo colocados nas Bandeiras e nas lapelas.
Também laço de couro para treinos, provas, duelos, lida no campo, laçar boi,
cavalo... Laço de corda. Laço profissional.
Tantos laços! Tantas utilidades! Múltiplas diversidades! ...

Há, porém, um significado maior para a palavra LAÇO: Ligação, vínculo, elo, união, aliança, compromisso, relação, pacto, liame, raiz, ...
Desde os laços familiares adquiridos quando do nascimento até os de amizade, o ser humano vai formando alianças que chegam a durar a vida toda.
Os laços de amizade, muitas vezes, formados já na tenra infância, com base no companheirismo, camaradem, gostos em comum, irmandade e coleguismo, atravessam o tempo, fortalecendo-se a cada ano e, por incrível que pareça, mesmo que distanciados fisicamente, não há o que rompa esse elo invisível tão poderoso!
E, curiosamente, a palavra utilizada para eventual rompimento desse laço é quebrar, cortar vínculos. Palavras fortes, pois que laço é pacto, é compromisso, é liame.

Na Bíblia sagrada temos várias passagens relatando episódios com a palavra laço, senão vejamos: O Senhor livrou-me do laço. Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. (Salmo  91:3). (Passarinheiro era uma armadilha feita com um simples laço de corda colocando-se algo comestível para apanhar pássaros). Porquanto cavaram uma cova para prender-me e armaram laços aos meus pés. (Salmo 124:7). Laços de morte me cercaram...(Salmo 116:3. 7).
Também fala do laço armado para o incauto israelita Sansão enganado que foi por Dalila que o entregou aos filisteus.

Também nos tempos hodiernos, nas relações internacionais entre os países, a palavra laço tem peso importante fortalecendo a economia, a cultura, a politica, como, por exemplo, os laços de amizade entre Brasil e Portugal, que redundou no Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta firmado que foi em 22 de Abril de 2000, em Porto Seguro, Bahia, cujo Artigo terceiro assim dispõe: “Em ordem a consolidar os laços de amizade e de cooperação entre as Partes Contratantes, será intensificadas a consulta e cooperação politica sobre questões bilaterais e multilaterais de interesse comum”. (Grifei).
No esporte, laços de amizade são formados. Haja vista, nas Olimpíadas, os formados entre os competidores de diversos países, propiciando a expansão cultural!

E tem muito muito e muito mais, certamente.
Laço que entrelaço no espaço
Apertado, inspirado, de amor inflado;
Representa afeto, que interpreto,
No meu universo; por vezes, adverso...
Belo, é elo, formando paralelo
Consistente, excelente, que não desmente
Seu poder de ser, crer e trazer
À nossa vida a fé perdida!

Frances de Azevedo - Cadeira 39 da ACL