AH! A MULHER...
“Atrás de todo grande homem, há sempre uma grande mulher!”
Bonita frase.
Um elogio que tem sido repetido há tempos imemoriais, como prova do reconhecimento masculino à indispensável colaboração da mulher.
Mas merece reparo.
Ao descrever a criação da mulher, o primeiro livro do Pentateuco e da Bíblia Gênesis narra:
“E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só:
far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.”
(versículo 18). Outra versão diz: “ far-lhe-ei uma adjutora que
lhe seja idônea”, deixando clara a idéia de alguém que estivesse
no mesmo nível moral e espiritual do homem.
Mais tarde, alguém dirá que, para fazer a mulher, Deus não tomou uma parte da cabeça do homem, para que ela não estivesse acima dele.
Nem de seus pés, a fim de que ela não se posicionasse abaixo dele.
Mas de sua costela para que ela estivesse a seu lado.
De sob seu braço para que ela por ele fosse protegida.
De junto de seu coração para que por ele ela fosse amada.
Durante toda a antiguidade, porém, a mulher não teve qualquer alternativa que não a de total submissão ao homem. Era-lhe reservada, em muitos casos, a condição de mero objeto, que se incorporava ao patrimônio de seu “senhor e amo”.
Contudo, empreendendo uma luta admirável, árdua e persistente, a mulher conseguiu afastar esse opróbrio, essa irracional discriminação para chegar em nossos dias à posição que lhe estava reservada desde sua criação!
O panorama atual mostra, nos quatro quadrantes da terra, a mulher desempenhando com invulgar capacidade, garra e inteligência, os mais elevados cargos nas relações políticas, sociais, classistas e profissionais... sem perder a graça de seu encanto feminino, o enlevo de seu charme de mulher e a mágica ternura de sua condição de mãe!
É de justiça, pois, que reparemos a frase inicial:
“AO LADO DE TODO GRANDE HOMEM
HÁ SEMPRE UMA GRANDE MULHER”!
(Transcrito de seu livro Iluminação Interior - Mensagens e Temas para Meditar)
*J. B. Oliveira, Consultor de Empresas, é Advogado, Jornalista e Professor. Presidiu a API (2006-09). Preside hoje a Sociedade Amigos da Cidade. Faz parte da Academia Cristã de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico-SP - www.jboliveira.com.br – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.