Slide

JB Oliveira

A data 18 de junho celebra a neurodiversidade e as características únicas que as pessoas autistas apresentam. O objetivo do Dia do Orgulho Autista é mudar a visão negativa dos meios de comunicação quanto ao autismo, e da sociedade em geral, passando o autismo de “doença” para “diferença”.

Autismo 4b241

Assegurar que as pessoas com autismo não são doentes, mas sim que elas possuem algumas características próprias que lhes trazem desafios e recompensas únicas.

Considero gratificante constatar a mudança comportamental - para melhor - da sociedade quanto a quem apresenta “diferenças” em relação ao padrão considerado “normal”, apenas  porque é o da maioria…

Em tempos não muito distantes, pessoas que tivessem qualquer atipicidade, eram isoladas, “escondidas”, discriminadas, o que lhes causava, por certo, enorme desconforto e baixa autoestima!

Hoje sabemos que alguns gênios da humanidade - como Thomas Edison, por exemplo - não se enquadravam no paradigma convencional de seus colegas de escola!

Importa saber que Deus nos fez, a cada um de nós, “indivíduos” e não cópias! O mesmo princípio das impressões digitais - que são únicas para cada um dos cerca de 8 bilhões de seres humanos no mundo - aplica-se também às pessoas!

“Não temos nós todos um mesmo Pai? Não nos criou um mesmo Deus?” (Malaquias 2:10)

JB Oliveira, advogado, jornalista e professor de oratória é o titular da cadeira 38