Slide

Reinaldo Bressani

O povo de um Brasil soberano honra a sua bandeira. Defende-a com fervor. Dá o sangue por ela. Dá a vida por ela, porque somente ela carrega em si as cores da pátria, traçando osReinaldo Bressani destinos sonhados ao Brasil... esta nação universal; este berço de liberdades; esta epopeia de sonhos fundados em ideais que enobrecem a nossa alma e os nossos sentimentos.

Também porque, o povo de uma nação soberana orgulha-se de sua bandeira - brasão de tradições acalentadas num peito viril, varonil, gentil -, raiz das esperanças aos anseios das crianças que vivem à sombra da palma que o vento beija e balança.

Bandeira que, envolta de amores, sobe aos píncaros da glória com a força do vento que afaga os raios do luar e depois, suavemente, afaga também as flores e as cores do jardim que reflete os ideais e os perfumes que à sua sagrada simbologia são inerentes.

Um Brasil soberano é sonho do poeta. É desejo inquieto de que seu florão se ilumine ao mundo inteiro; que, mais e mais, sinta agigantar-se na liberdade conquistada com o suor e as lágrimas daqueles que morreram por ela; que, a luz do sol ilumine e aqueça o peito dos herdeiros de seu porvir e estimule o reconhecimento dos valores de sua simbologia; que, acima de tudo, haja ordem e progresso harmonizados na suavidade da paz, sob as bênçãos derramadas sobre seu povo ordeiro que, por sua harmonia, vive feliz.