Slide

Reinaldo Bressani

A Via Láctea, pela escuridão da noite, lança luzes que brilham distâncias tais, que se perdem durante sua viagem de anos-luz, mas que, por si, lança enigmas à Terra e seus oceanos.estrelas 78570

Lança sonhos delirantes aos homens que não conseguem dormir, perdidos pelas horas das madrugadas insones.

E envoltas de silêncios historicamente retumbantes, luzes tão fortes em seu nascedouro-porto cruzam a vastidão do rotundo infinito até chegarem a nós, como meros e débeis lusco-fuscos.

Daqui, essas luzes emanadas de estrela de primeira grandeza mostram-se apáticas frente àquela do astro-irmão menor, de quinta grandeza... o Sol.

Até mesmo a luz da Lua, em noite enluarada, paradoxalmente mostra-se bem mais fulgurante.

Ilusão de ótica provocada pelas distâncias siderais, que gera homéricas conjecturas e desassossegos àqueles que estão no lado oposto desse ponto de referência donde essa luz iniciou sua longínqua jornada.

É que, ao tempo não há relógios... apenas distâncias que separam aqueles mistérios que se ocultam no seio das inacessíveis e explosivas nebulosas perdidas entre os insondáveis mistérios gravados no cerne do cosmos.

Por isso, enquanto o pensamento voa e revoa através do universo da imaginação incontida, as distâncias seguirão elastecendo-se pelas ondas dos tempos abstratos...

Caminhos pelos quais trilha a liberdade povoada de inquietações, a qual desafia, de maneira manifesta, os homens a superarem seus limites, pela coragem, pela determinação e, com o uso sistemático da ciência... dia a dia mais avançada e determinante.

Dia chegará, quando luzes de cérebros humanos privilegiados aportarão, quiçá tão distantes quanto as origens desses galácticos brilhos que nos chegam hoje.

Com certeza, lá estarão, primeiro, as luzes emanadas das mentes desbravadoras dos poetas, descortinando os lúdicos cenários imaginados.

Depois, a ciência (que também nasce dos sonhos dos homens de visões pés-no-chão) proverá condições de avançarmos, mais e mais, pelas rotas estelares, superando as barreiras dessas distâncias astronômicas em busca das realidades aninhadas nos fundões galácticos que hoje permeiam nosso sonhar.