Slide

Di Bonetti    

 Hoje, 11 de maio de 2022, faz 15 anos que o primeiro santo brasileiro, São Frei Galvão foi canonizado por Bento XVI, no ano de 2007, em visita ao Brasil.

     A igreja iniciou as comemorações dos 200 anos da imortalidade do Santo Antônio de Sant'Anna Galvão, que nasceu em 1739. Ou seja, a 283 anos atrás, na vila de Santo Antônio de Guaratinguetá, atual cidade de Guaratinguetá, no Vale do Paraíba.

     Os pais, segundo a história, eram um casal com 10 filhos e Frei Galvão era o quarto deles. E, tanto o pai, português, como a mãe, filha de fazendeiros e descendente do bandeirante Fernão Dias, eram religiosos e extremamente generosos. Educaram seus filhos pelo exemplo. Frei Galvão foi um visionário, homem iluminado, compromissado com a missão de conciliador, trazendo harmonia entre as famílias, brilhante na arte de ser instrumento de Deus para um mundo melhor.

     Frei Galvão faleceu no Mosteiro da Luz em 23 de dezembro de 1822 e foi sepultado na igreja do Mosteiro da Luz, em São Paulo, onde peregrinos fiéis visitam, pedem graça e retornam para agradecer a intercessão do Santo.

mosteiro da luz a938b

     As guardiãs, hoje, da história, dos pertences, das relíquias, das “pílulas” de Frei Galvão, são as Monjas Concepcionistas, que pertencem a Ordem da Imaculada Conceição, e, são mulheres admiráveis, que lutam com persistência todos os dias para manter com muito esforço e dedicação, fisicamente, esse prédio barroco, o Mosteiro da Luz. Observando que essa construção é uma das poucas construções existentes.

     As Monjas Concepcionistas, terão a gratidão dos fiéis pelo louvável trabalho que sempre fizeram de preservação física e histórica, pois, se não fosse por elas, talvez a história de Frei Galvão não tivesse sido tão bem protegida e salvaguardada. Elas são as principais responsáveis em perpetuar a instituição e a história. São mulheres, que nos bastidores, estão comprometidas em preservar, a edificação do Mosteiro da Luz.

     Além de toda dedicação física, em manter o patrimônio histórico, são elas, as mulheres, as Monjas, as responsáveis por rezarem constantemente pela paz e harmonia no mundo.