Thais Bizarria
No último sábado, dia 17 de setembro de 2022, a Academia Cristã de Letras (ACL), em parceria com o Centro Universitário São Camilo, realizou o 1º Sarau Cultural com a chamada poética “Se a arte e a cultura você ama, venha ter os seus 5 minutos de fama", verso de autoria da acadêmica Thais Bizarria.
O evento foi realizado nas instalações do Centro Universitário São Camilo, unidade Pompeia, Capital de São Paulo, no auditório Léo Pessini, e teve por objetivo estimular a arte, a cultura e a troca de experiências artísticas entre as instituições.
A abertura oficial foi realizada pelo pró-reitor do Centro Universitário São Camilo, professor doutor Carlos Ferrara Júnior, ocupante da cadeira n.º 31 da ACL, que abordou com brilhantismo a importância do evento e apresentou uma bela crônica intitulada “O Centenário da Missão Camiliana no Brasil”, de sua autoria.
O presidente da ACL, doutor Hélio Begliomini, ocupante da cadeira n.º 10, apresentou brevemente a Academia, abordando fabulosamente a relevância de eventos dessa natureza e, em seguida, deu sua riquíssima contribuição literária.
Também a secretária da ACL, doutora Frances de Azevedo, ocupante da cadeira n.º 39 da ACL, fez a leitura da oração de São Francisco, patrono do renomado sodalício, recitando na sequência uma encantadora poesia.
Após essa abertura, os trabalhos foram conduzidos com maestria, entusiasmo e alegria pelos acadêmicos da ACL, doutores Juarez Avelar e Thais Bizarria, ocupantes, respectivamente, das cadeiras n.º 26 e n.º 35.
Para festejar e comemorar o aniversário do Centenário da Missão Camiliana em nosso país, foi realizada uma dinâmica na qual todos os presentes foram agraciados com uma bexiga, de cores diversas, cada qual com um significado único e inspirador, de forma poética.
Amarelo: dinheiro, riqueza espiritual e material!
Azul: prosperidade em cada nova idade!
Branco: saúde e paz, o resto é inerente a cada um correr atrás!
Laranja: Alegria, criatividade e ânimo no dia a dia!
Rosa: amor onde quer que for!
Verde: abonança, sonhos e esperança!
Vermelho: paixão e emoção, em cada momento vão!
Os condutores, doutores Juarez e Thais, também apresentaram suas belíssimas artes. Ele um conto, ela uma poesia jurídica. Seguidamente, intercalaram as apresentações entre os acadêmicos e familiares da Academia Cristã de Letras, com os discentes, docentes e colaboradores do Centro Universitário São Camilo.
Certamente, aquele sábado frio e chuvoso, clima costumeiro da nossa terra da garoa, foi contagiado com as calorosas e impecáveis apresentações artísticas. No evento, houve crônicas, poesias, cantorias, apresentações em violão e flauta, obra de arte e karaokê.
Ao final, incontáveis foram os agradecimentos à reitoria do Centro Universitário São Camilo pelo espaço e oportunidade, na pessoa do pró-reitor Acadêmico do Centro Universitário São Camilo, professor doutor Carlos Ferrara Júnior, aos discentes, docentes, funcionários, setores de eventos, operações, audiovisual e departamento de Marketing, bem como à Academia Cristã de Letras, na pessoa do presidente, doutor Hélio Begliomini, e à comissão de eventos organizadora, composta pelos acadêmicos e doutores Carlos Ferrara, Juarez Avelar e Thais Bizarria, sem olvidar dos acadêmicos titulares, amigos e familiares que participaram do evento cultural.
O Centro Universitário São Camilo agraciou os presentes com a obra “O sabor da arte”, de autoria de Xavier Bartaburu e a acadêmica Frances brindou quatro participantes com livros de sua autoria.
A Academia Cristã de Letras e o Centro Universitário São Camilo saem fortalecidos e enriquecidos com essa estupenda parceria cultural.