Relíquias Culturais no Quartel de Itu!

Fonte: Lázaro Piunti

13 Lazaro Jose Piunti 33f60Foi no Século 19. Os sacerdotes Jesuítas construíram em ITU o Colégio São Luís, quando a Ordem Religiosa “Companhia de Jesus”, adquiriu extensa gleba de terra na Província ainda na época do império. E, em 1867, o Colégio começou a funcionar, voltado para a educação de meninos. Por longos 50 anos o qualificado Corpo Docente desenvolveu trabalho educacional extraordinário. Mestres do saber desfilaram por estas plagas! Professores versados em Línguas - destacando-se o Latim e matérias de realce, como Matemática, Ciência e Literatura - transmitiram ensinamentos aos pequenos discípulos.

Entre os mestres havia um religioso italiano, Irmão João Maria Alberani, artista, construtor e escultor. É dele a obra de edificação da Torre do Relógio, que abriga o Campanário.

O sino é o mesmo doado pelo Papa Leão XIII. A festiva inauguração da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes ocorreu em 1904. Pinturas e afrescos, criados pela prodigiosa verve do Irmão Alberani adornam o recinto até aos nossos dias.

Em 1917 os Jesuítas transferiram o Colégio para a Capital paulista. O governo da União adquiriu a propriedade e, após cessão ao Exército, aqui se instalou o Quartel Militar em 20 de Janeiro de 1918. No princípio, uma guarnição militar de apenas 27 homens! Que foi crescendo através das décadas, revezando-se em seu comando figuras expressivas do Exército Nacional. A unidade local do “Regimento Deodoro” é guardiã de precioso acervo histórico e cultural de épocas importantes do País. E de forma particular, da cidade de Itu. O fato é que poucos ituanos conhecem a grandeza deste acervo e muitos ignoram seu valor representado nos objetos conservados no Museu existente nas instalações do Quartel.

Lázaro Piunti - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.