A minha geração, estou com 88 anos, nasceu e viveu as primeiras décadas segundo a MORAL (usos, costumes, tradições, DIGNIDADE, respeito, FAMÍLIA). Valores absolutamente INDISPENSÁVEIS a uma SOCIEDADE/HUMANIDADE honesta e digna, mas sobretudo JUSTA, equilibrada, humanista e HUMANA, portanto RACIONAL, característica que nos distingue de todos os outros animais que no Globo vivem, pois não possuindo uma RATIO tão desenvolvida como a nossa, mesmo assim têm USOS e COSTUMES que muitos de nossos “iguais”, NÃO SEGUEM, como sejam os cuidados dispensados pelas leoas às suas crias, semelhantes aos dos gorilas e de muitos outros primatas.
Entre os “humanos”, muitas mães abandonam os filhos, muitos pais desprezam e abandonam as famílias e muitas famílias ou mesmo governos ignoram e descumprem seus sagrados deveres para com as crianças, os deficientes, os doentes e os idosos abandonados em condições absolutamente desumanas.
Entretanto – há poucas décadas – e com as novas tecnologias – as sociedades vêm mudando os hábitos, as TRADIÇÕES, os usos, os costumes e as INCLINAÇÕES, e a tal ponto que (HOJE), encontramos criminosos “brilhando” como INFLUENCERS nas redes sociais, onde, muitas vezes com curriculum falsos, com atributos fantasiosos e até mesmo apresentando-se como vítimas de pretensos abusos (alegações que os deveriam envergonhar), mas com os quais parece conseguem centenas, milhares e até mesmo MILHÕES (?) de SEGUIDORES (?), o que – a ser verdade – revela a MISÉRIA das sociedades atuais, onde muitas pessoas NÃO POSSUEM IDEIAS PRÓPRIAS, não têm um mínimo de FORMAÇÃO CULTURAL DIGNA DESSE NOME, e, sobretudo, ignoram o que seja PERSONALIDADE. Preferem seguir INFLUENCERS que NÃO CONHECEM, cujo verdadeiro passado ignoram, quando entre eles encontram-se criminosos já condenados pela justiça e que se mostraram aqui mesmo sem São Paulo, entre candidatos a cargos eletivos.
“MUDAM-SE OS TEMPOS, MUDAM-SE AS VONTADES”, verso camoniano agora seguido - infelizmente no MAU SENTIDO - fato comprovado há poucos dias com a prisão de uma bela e “esperta” pernambucana, FAMOSA INFLUENCER, acusada de graves delitos de natureza financeira, fatos que com muitas outras devem ocorrer, pois esse tipo de “cidadã” – com sua vida fantasiosa, excêntrica e custosa – necessita de muito dinheiro para sustentar suas aldrabices, seus devaneios, até mesmo suas “vigarices”.
A política e as “novas religiões” – invadidas e dominadas pelos(as)” espertos”(as), não menosprezam a RIBALTA, nova área nobre dos palcos que são as redes sociais, e as usam sem cerimônia a seu favor. A primeira para angariar votos e, as segundas, para conquistar “rebanhos”, onde alguns “pastores” recebem dízimos e enriquecem escandalosamente, pois os carentes, ingênuos e “pobres”; coitados SEGUIDORES; estão neste mundo APENAS para ver, seguir e obedecer a esses “ESPERTOS” que deveriam ser “ignorados” ou (se possível) até mesmo presos pelas consequências de sua “PREGAÇÃO” fantasiosa e até ruinosa, suponho que inaugurada por alguns RAPERS.
Entre algumas ou alguns “INFLUENCERS”, a “lei” anti-humanista do “PRIMEIRO EU” (à custa de ti) substituiu o DECÁLOGO e, sem honestidade, dignidade nem carácter, vão enganando os trouxas pelas redes sociais. CHEGAM AOS MILHÕES OS SEGUIDORES ALIENADOS, que os levam à RIBALTA CITADA e podem levar, no caso um desses jovens influenciadores, a darem apoio a certos candidatos a CARGOS POLÍTICOS, acompanhados dos seus “inscritos ou cadastrados” em suas redes.
Na realidade, “MUDARAM-SE OS TEMPOS e as VONTADES”, e, como escreveu o jornalista William Waack no artigo “NOVO UNIVERSO”, publicado em O Estado de S. Paulo,”GOSTE-SE OU NÂO, A POLÍTICA ESTÁ ACOMPANHANDO A INVERSÃO DE VALORES”.
Entretanto, - GOSTE-SE OU NÃO SE GOSTE – com tal inversão, o BOM PASSA A SER O MAU E O MAL O BEM. O ERRADO PASSA A SER O CORRETO, O FALSO PASSA A SER O CERTO ou LEGAL e o ILÍCITO PASSA A SER O LÍCITO. Pelo visto, o mundo RACIONAL decerto passará a ser IRRACIONAL.
José Verdasca dos Santos – historiador, jornalista e poeta nascido em Portugal, ocupa a cadeira 36 da Academia Cristã de Letras - ACL