Slide
  • Fonte: Flávio A Quilici* e Lisandra M Quilici

foto 1 9accd

Câncer abdominal em mulheres jovens

Sexta-feira, dia 22 de março de 2024, a princesa de Gales e futura Rainha da Inglaterra, Kate Middleton, fez um vídeo contando sobre ter iniciado tratamento contra um câncer descoberto na cirurgia abdominal, a que foi submetida em janeiro deste ano.

Qual o tipo de câncer a Princesa?

Até o momento o porta-voz da família real britânica, não informou qual é o tipo de câncer enfrentado por Kate Middleton: "Não compartilharemos mais nenhuma informação médica particular. A princesa tem direito à privacidade médica, assim como todos nós".

O que se sabe é que se trata de um câncer de origem abdominal, região que concentra diversos órgãos essenciais para o funcionamento do corpo humano, abrigando os sistemas digestório, reprodutor e urinário.

O que é câncer?

O câncer ocorre quando células de um órgão específico do corpo se dividem de forma descontrolada. Se não for tratado, as células malignas podem se espalhar para outros lugares do corpo, o que é conhecido como câncer secundário ou metastático. Qualquer pessoa pode desenvolver câncer, mas o risco aumenta à medida que envelhecemos – maioria ocorre em pessoas acima dos 50 anos –, porque há mais tempo para a alteração celular acontecer.

Tipos de câncer mais comuns no abdome

Destacam-se: Câncer no intestino grosso (cólon); no apêndice; no útero; e no peritônio (membrana que recobre todos os órgãos intrabdominais). Alguns deles podem ser tratados exclusivamente com quimioterapia, outros requerem cirurgia e alguns necessitam a associação destes dois tratamentos, como é o caso da princesa de Gales. A cirurgia realizada na princesa, a princípio, não era para retirada do tumor, mas posteriormente constatou-se que se tratava de câncer. Esta situação pode acontecer em tipos de câncer ainda assintomáticos – que ainda não apresentaram qualquer sinal ou sintoma.

Incidência vem aumentando em jovens

Um número surpreendente de novos diagnósticos tem ocorrido em pessoas com menos de 40 anos, de acordo com uma pesquisa retrospectiva desde o ano de 1990, da Universidade de Harvard. São eles: câncer de mama, colón (intestino grosso), esôfago, vesícula biliar, rim, fígado, pâncreas, próstata, estômago e tireoide.

Importância atendimento preventivo:

Histórico familiar

Os cânceres, como mama, intestino grosso, estômago e próstata, têm origem genética – o que significa que, se um parente próximo (pais, avós, tios e irmãos) foi diagnosticado com câncer, você pode ter herdado essa predisposição genética para desenvolver também esse câncer e, por isso, é fundamental conhecer o histórico de saúde de sua família porque permite fazer sua prevenção

Prevenção

Você pode diminuir a probabilidade de câncer a partir de uma dieta saudável baseada em frutas, vegetais e fibras, com a quantidade recomendada de exercícios e sono, limitando o consumo de álcool e não fumando (mesmo cigarros eletrônicos – os VAPE).

Exames de rastreamento

No histórico familiar de um individuo, se não houver um parente com câncer, isso reduz o risco – mas não o elimina. Como tem aumentado a incidência de câncer em pessoas jovens, é importante que os exames preventivos sejam realizados mais cedo para se fazer o diagnóstico precoce. Como exemplo, nos novos protocolos de prevenção do câncer colorretal, a colonoscopia (exame endoscópico do intestino) deve ser realizada a partir dos 45 anos. Bem como, é importante que sejam realizados os exames ginecológicos, periodicamente, nas mulheres, essenciais para o diagnóstico precoce de cânceres no útero e ovários.

FRASE DA SEMANA

Como eu disse aos meus filhos, eu estou bem e ficando mais forte a cada dia, focando nas coisas que vão ajudar a me curar: minha mente, corpo e espírito. Esperamos que vocês entendam que nossa família precisa de tempo, espaço e privacidade enquanto passo por este tratamento. Meu trabalho sempre me trouxe muita alegria e estou ansiosa para voltar assim que superar isso. Mas por enquanto, devo focar em me recuperar completamente”.

Princesa de Gales, Inglaterra, Kate Middleton

CUIDADOS GERAIS para a PREVENÇÃO do CÂNCER

Atualmente, nossa vida tem sido marcada pelo sedentarismo, como ficar sentado utilizando o celular ou na televisão. Além disso, o acesso a alimentos inadequados e não saudáveis também tem sido cada vez mais comum. Isso sem falar no tabagismo, que já é amplamente ligado a diversos tipos de câncer e tem voltado a ganhar espaço por meio da introdução do cigarro eletrônico, que tem sua comercialização proibida no Brasil. O reflexo disto é o aumento de diversas doenças, incluindo o câncer, e consequentemente a redução da qualidade de vida e do bem-estar da população. Especificamente sobre o câncer, existem evidências sólidas que comprovam sua relação com os atuais hábitos de vida.

 

 

 

*Flávio Antonio Quilici, é médico, escritor e ocupa a cadeira 04 da Academia Cristã de Letras - ACL