Slide
  • Fonte: Helio Begliomini

Discurso do Presidente da Academia Cristã de Letras na Solenidade da Entrega das Insígnias Acadêmicas aos Dez Acadêmicos Empossados Durante a Pandemia do Coronavírus no dia 14 de maio de 2022.

“Prezados acadêmicos, acadêmicas, familiares, convidados e amigosHelio Begliomini 505e9

É de Henry Ford (1863-1947), engenheiro mecânico e empreendedor estadunidense; fundador da Ford Motor Company, este pensamento: “Os dias prósperos não vêm por acaso; nascem de muita fadiga e persistência”.

Desejei ardentemente por esse momento, tenham certeza disso! Vivemos nestes dois anos e meio um período de exceção com a pandemia do coronavírus. Todas as entidades tiveram que se adaptar ou mesmo se reinventar, a fim de não sucumbirem.

A Academia Cristã de Letras, que não foi imune à essas vicissitudes, tornou-se um dos exemplos dessa superação, pois, a fim de não esmorecer ou mesmo fenecer, quebrou paradigmas e se manteve por meio de teleconferências quer em reuniões de diretoria mensais, quer em tertúlias também mensais; assim como em Assembleias Gerais Extraordinárias, eleição de novos acadêmicos e de diretoria, bem como posse de dez acadêmicos titulares e de um membro correspondente em pouco mais de dois anos, feitos inimagináveis e jamais ocorridos ao longo de sua existência!

A propósito, estes dez neoacadêmicos titulares tiveram o privilégio de terem suas respectivas posses gravadas e, portanto, perenizadas na página eletrônica da entidade, regalia que nenhum dos demais confrades e confreiras tiveram, infelizmente! Contudo, em virtude da solenidade ter sido por teleconferência, não tiveram a oportunidade de assinar o Termo de Posse, nem de receberem as insígnias acadêmicas, que constam do diploma e da medalha do sodalício.

Este é o primeiro evento presencial, em mais de dois anos, que ocorre na Academia Cristã de Letras, motivo sobejo de grande alegria, principalmente por reunir confrades e confreiras que moram na região da grande São Paulo, mas também que vieram prestigiar esta histórica efeméride das cidades de Bragança Paulista – a acadêmica Rosa Maria Custódio, e de Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul – a acadêmica Raquel Maria Carvalho Naveira.

Faz-se mister agradecer enfaticamente a direção da Universidade São Camilo, através do acadêmico Carlos Ferrara Júnior, seu pró-reitor acadêmico, pela concessão deste aprazível anfiteatro, que ora nos abriga e nos irmana.

Agradeço também ao caprichoso trabalho realizado pela comissão encarregada da organização desta memorável solenidade formada pelos acadêmicos Juarez Moraes de Avelar, Carlos Ferrara Júnior e Thais Fernanda Maul Bizarria, bem como àqueles que abrilhantaram e deram leveza e realce a esta tocante cerimônia: à pianista Janete Ribeiro, e o casal Tânia Pezza, soprano lírico, assim como o acadêmico José Domingos de Lima Pezza, tenor lírico. Jamais poderia também deixar de agradecer e enaltecer a acadêmica e exímia artista plástica Cristiane Carbone, que gentilmente disponibilizou e embelezou esta efeméride com suas telas, que fazem parte de seu grande e premiado acervo. Igualmente, agradeço os brindes artísticos gentilmente ofertados aos neoacadêmicos por Aida Lúcia, minha esposa, e o acadêmico José Pezza.

Por oportuno, não posso deixar de igualmente agradecer a todos os familiares, amigos e convidados, que não somente deram muito prestígio a esta solenidade, mas também muita alegria aos nossos homenageados e aos antigos acadêmicos que aqui se encontram.

A Academia Cristã de Letras completou, no mês passado, suas Bodas de Ametista, e esta solenidade veio proporcionar um brilho especial às celebrações desses 55 anos de profícua e bela trajetória!

Ao término e no contexto desta breve fala, evoco as palavras de Edgar Allan Poe (1809-1849), escritor, poeta e crítico literário norte-americano: “Quem sonha de dia tem consciência de muitas coisas que escapam a quem sonha só de noite”.

As entidades se fortalecem quando seus membros, impregnados de amor e ardor à sua causa, interagem e trabalham constantemente pelo seu engrandecimento.

Que os neoacadêmicos, em conjunto com os antigos confrades e confreiras deste dileto sodalício, continuem participando das tertúlias e solenidades afins, assim como se comprometam firmemente com a Academia Cristã de Letras para que a entidade se torne cada vez mais conhecida, prestigiada e ambicionada!

Nossas tertúlias estão ocorrendo todas às terceiras terças-feiras de cada mês, às 16 horas, pela Plataforma Zoom e divulgadas previamente na página eletrônica da entidade, bem como são gravadas e também perenizadas em seu site, que é de livre acesso. As tertúlias são abertas a todos os interessados, amigos e simpatizantes da literatura e da cultura, afeitos ao bem e ao belo!

Em nome da Academia Cristã de Letras, renovo meus agradecimentos aos acadêmicos e acadêmicas, parentes e convidados presentes.

Muitíssimo obrigado a todos pela participação nesta inesquecível efeméride!

 

Helio Begliomini - Presidente 2022-2023