
Em 21 de maio de 2025 comemorou-se o Dia da Memória do Poder Judiciário e durante evento realizado na sede do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo – TRE-SP, que marcou a abertura da exposição “A Revolução em 32 Quadros e o Pincel Constitucionalista”, o poeta e cronista Reinaldo Bressani, titular da cadeira 15 da Academia Cristã de Letras – ACL, recebeu justa homenagem em nome da Sociedade Veteranos de 32, através de uma placa alusiva oferecida pelo Centro de Memória Eleitoral – Cemel, do TRE-SP com os seguintes dizeres:
“O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo presta-lhe esta justa homenagem por sua inestimável colaboração para a realização deste evento e para a preservação e divulgação da memória político-eleitoral paulista, em especial da Revolução Constitucionalista de 1932 da qual a Justiça Eleitoral do Brasil é seu legado conceitual permanente”.
Na mesma placa foi inserida frase proferida pelo saudoso poeta Paulo Bomfim, fundador do Cemel: “Aqui a democracia faz do voto uma trincheira contra toda a tirania. E o eleitor lembra com orgulho da mocidade que um dia escreveu com sangue e alma, a epopeia da lei naquele 9 de julho!”
A cerimônia bastante concorrida se deu sob o comando do vice-presidente do TRE SP, desembargador Encinas Manfré e contou com a presença de Frances Azevedo, Cristiane Carbone e José Francisco Ferraz Luz, também integrantes da Academia Cristã de Letras – ACL.
