O médico e escritor Flávio Antônio Quilici, desde a noite de 15 de julho último, passou a ser o mais novo imortal da Academia Campinense Letras – ACL, ao ser empossado como titular da cadeira 05, cujo antecessor é Adão Carlos Ferreira do Nascimento, pastor presbiteriano, professor de teologia e escritor. A cadeira 05 tem como patrono, João Lourenço Rodrigues, um dos mais ilustres e eméritos professores paulistas, entre os séculos XIX e XX, reconhecido e honrado por sua excelência em educação.
Flávio Quilici que também é titular da cadeira 04 da Academia Cristã de Letras – ACL, disse em seu discurso considerar sua nova casa,“um oásis na aridez que vivemos no dia a dia, entre nossos ganhos e perdas, alegrias e tristezas”. Quilici também ressaltou que na Academia Campinense de Letras, “mora a cultura de modo geral; além das letras, também há música e tradição”.
A cerimônia solene de entrega do diploma e medalha de titularidade, foi presidida pelo professor-historiador Jorge Alves de Lima e aconteceu no Salão Nobre da instituição campinense, tendo como madrinha a escritora Ana Maria Melo Negrão. Em seu discurso, enfatizou a importância do novo titular pela sua participação na literatura médica e suas múltiplas certificações, que lhe conferem extensa credibilidade como escritor e médico renomado.
Estiveram presentes como representantes da Academia Cristã de Letras, na figura de seu presidente, Dr. Juarez de Moraes Avelar, os confrades acadêmicos, José Francisco Ferraz Luz, titular da cadeira 09 e Hélio Begliomini, titular da cadeira número 10.