Slide
  • Fonte: Câmara Municipal de São Paulo

Geraldo Nunes

a assembleia 65a98

A Câmara Municipal de São Paulo realizou em 10 de março de 2025, a primeira edição de entrega do Prêmio Inezita Barroso, destinado a artistas, instituições e personalidades que contribuem para a promoção da música caipira raiz na cidade de São Paulo. O poeta e compositor, Reinaldo Bressani, titular da cadeira 15 da Academia Cristã de Letras - ACL, foi um dos agraciados. A indicação de seu nome partiu da vereadora Edir Sales e da sociedade civil como reconhecimento o trabalho desenvolvido por Bressani, em prol da música caipira raiz.

a assembleia 2 e19aa

A premiação presta uma homenagem à cantora, atriz, instrumentista, folclorista e compositora, Inezita Barroso, que nasceu na capital paulista, em 1925, tendo sido considerada a “Rainha do Sertanejo”. Entre 1980 e 2014, Inezita apresentou o “Viola, Minha Viola”, programa da TV Cultura e foi também professora de folclore brasileiro e até hoje é considerada um dos maiores ícones da música caipira em todo o país. Inezita morreu em 2015, aos 90 anos.

Reinaldo Bressani mostrou-se feliz com a premiação e disse ser para ele uma alegria saber que está sendo lembrado não apenas como poeta, mas como compositor. “Minha satisfação maior foi a de ter sido reconhecido em votação unânime pelos representantes desta Casa”.

Estiveram presentes na homenagem a Reinaldo Bressani, o Dr. Juarez de Moraes Avelar, presidente da Academia Cristã de Letras e o Prof. João Tomás do Amaral, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, além dos confrades José Domingos de Lima Pezza e José Francisco Ferraz Luz, entre outras personalidades.

a assembleia 1 c8d8e