O Acadêmico José Francisco Ferraz Luz, que ocupa a Cadeira nº 9 na Academia Cristã de Letras, em sessão solene de outorga, hoje, 07 de Março de 2022, as 18:00 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, recebeu através de Sr. Samir Chelala - Presidente do Conselho Diretor da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (ABRASCI), o “Diploma e Comenda Marechal Deodoro da Fonseca”.
Esta Comenda foi criada no ano de 1978, como decorrência de parceria firmada entre o atual IPHAN e a então Academia Brasileira de Ciências, hoje ABRASCI, conforme consta no Livro Histórico de número 376-A, do mencionado Instituto, em comemoração ao 14º ano do tombamento da Casa Natal do Marechal Deodoro da Fonseca, inaugurada no ano de 1964, criada por pela lavra e força do decreto de número 3.433, de 3 de fevereiro de 1978, do governo do estado de Alagoas.
Esta condecoração visa, eminentemente, a homenagear personalidades, autoridades e instituições que tenham trabalhado, de modo superior à natural expectativa almejada em cidadãos pátrios, para o desenvolvimento cívico-patriótico, sociocultural, científico, artístico e histórico do Brasil, prestando relevantes serviços à Nação.
A outorga de medalhas constitui prática centenária desta Academia, eis que, desde os primórdios de sua existência, pugna pelo reconhecimento e deferimento de méritos e comendas a cidadãos que, com suas atitudes e influências cultural e profissional, mostram-se como paradigmas de conduta e irradiadores de brilho, de progresso e de engrandecimento do nosso País, alçando-o a posição de reconhecimento interno e internacional.
A comenda deferida a V.Exa., além de expressar materialmente este reconhecimento, com a entrega da respectiva medalha e a inscrição de V. nome nos anais seculares da ABRASCI, muito mais é interessante para Academia, já que proporciona-nos a grata sensação do alcance do nosso mister, que é o de contribuir efetivamente para com a história pátria, contada e formalizada através de cada um de seus partícipes mais destacados.