A Academia Cristã de Letras está comemorando o centenário de nossa confreira Carolina Ramos. Nascida no dia 19 de março de 1924,
ingressou em nossa academia em 2011 (cadeira 22) e pertence a várias outras academias e instituições culturais. Presidiu diversas entidades culturais em Santos e no Brasil.
Carolina Ramos já recebeu mais de mil e duzentos prêmios pela sua extensa e diversificada produção literária. Autora de vários livros, todos com imensa criatividade de muito valor para a Literatura Brasileira. A Academia Cristã de Letras – ACL, prestou justa e merecida homenagem a ela, no dia 16 de março de 2024, das 15h00 às 17h00 horas, conforme programação previamente ajustada com sua assessoria. Seu aniversário é em 19 de março, mas nossa solenidade ocorreu em função da agenda comemorativa da nossa homenageada.
Considero situação inusitada, de muita glória para todos nós. Poucas entidades ou instituições tiveram, ou tem, ao longo da História da Humanidade, a feliz oportunidade de homenagear um de seus membros com a lucides, excelentes condições físicas, ativa, com intensa produtividade como é a nossa confreira Carolina Ramos.
Quando eu tomei conhecimento da data de nascimento da Carolina, visitando o site da nossa Academia, para ver os nossos confrades e conferiras, suas fotografias, data de nascimento, data ingresso na
Academia, e me deparei com uma senhora que nascera em 1924, me despertou que consequentemente ela completaria 100 anos, em 2024.
Não hesitei em visitá-la em Santos com a presença amável de meu confrade Reinaldo Bressani. Fomos à sua residência no litoral paulista e ficamos encantados e maravilhados com as condições físicas, emocionais e psicológicas da nossa homenageada.
Naquele momento eu lhe disse que seria o próximo presidente da Academia e na nossa gestão iríamos prestar-lhe justa e merecida homenagem na data de seu Centenário. Ela, humildemente disse: “Dr. Eu aceito sua homenagem, mas eu não sei se estarei viva até lá”. Imediatamente lhe respondi que também não saberia se estaria vivo, mas vamos programar nossa homenagem.
Assim, a programação foi elaborada minuciosamente pelo nosso confrade Pezza, junto à assessoria da Carolina, através da sua porta voz a eficiente Sra. Fabíola. Nós cumprimos detalhadamente toda a programação que foi divulgada para os membros da Academia Cristã de Letras. Assim cumprimos, não só protocolarmente a programação, mas também adornamos de afetividade e todo empenho, para celebrar o Centenário de uma mulher fantástica.
Naquele momento, ao agradecer as homenagens recebidas por nossa parte e de outras entidades ela, com seu bom humor, disse que “viveu tão bem seus 100 anos, que gostaria de viver mais 100”.
Juarez Moraes de Avelar, cirurgião plástico e escritor, é o atual presidente da Academia Cristã de Letras no biênio 2024-2026