Escritora e poetisa, Carolina Ramos aos 101 anos, lançou nova publicação totalmente inédita, “Porquês… da Trova e da Poesia”, em um evento especial, a 1ª Feira Literária de Santos - FLIS, organizada pela Academia Santista de Letras.
O encontro que reuniu escritores e poetas de toda a baixada santista, aconteceu em 24 de agosto de 2025 no Parque Balneário Hotel, na cidade de Santos, e a tarde-noite de autógrafos ocorreu no estande da Editora Comunicar.
A obra resume décadas de dedicação à literatura e consolida a trajetória de Carolina Ramos, como uma das principais representantes da trova no Brasil em todas as épocas. Sobre a decisão de publicar, ela explica o fato de felizmente estar viva e lúcida, ativa, mais do que nunca e que o livro nasceu através das experiências acumuladas ao longo de décadas. “Fui fazendo aos pouquinhos, lembrava uma coisa e escrevia, relembrava outro acontecimento e lá surgia uma nova trova e assim toquei em frente até que chegou o momento de finalizar, fiz não pela minha satisfação pessoal, mas por respeito à poesia”, enfatizou a escritora.
O presidente da Academia Cristã de Letras, Dr. Juarez Moraes de Avelar, compareceu à 1ª Feira Literária de Santos não apenas para cumprimentar Carolina Ramos, mas também sua secretária e biógrafa, a escritora Fabíola Savioli, autora do livro: “Anna Costa: Muito Além de uma Avenida”, em parceria com o pesquisador e genealogista, Alejandro Nascimento.