O Comitê de Civismo e Cidadania – COCCID, da Associação Comercial de São Paulo - ACSP, promoveu em 18 de março de 2025 sua primeira reunião do ano e o tema foi o Dia Internacional da Mulher. Na ocasião foi prestada uma homenagem a Carolina Ramos, escritora e poeta, titular da cadeira 12 da Academia Cristã de Letras – ACL.
No mesmo encontro houve a comemoração dos 101 anos de vida da escritora, a outorga de uma medalha oferecida pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP e o lançamento do “Carolina Ramos, um século iluminando nossa literatura”, escrito em conjunto por Juarez Avelar, presidente da Academia Cristã de Letras - ACL, Gabriel Kwac, titular da cadeira 21 e Fabíola Savioli, que se encarregou da coleta de fotografias e da documentação necessária para a elaboração da obra que contou com prefácio do jurista Ives Gandra da Silva Martins, titular da cadeira 23 da ACL.
“Durante a homenagem nas comemorações do centenário de nascimento de Carolina Ramos, realizada em Santos, em 13 de março de 2024, meu confrade Gabriel Kwac e eu, idealizamos a realização desta obra para prestar-lhe mais uma homenagem”, escreve Juarez Avelar na página 8 deste livro editado pela OLPB Publisher. Em seu discurso, Samir Nakhle Khouri, coordenador do COCCID, destacou que a mulher é plural, não é singular. “Em função delas, nós estamos aqui não só para elas, mas por elas e o nosso objetivo é reverenciar a figura e o exponente da mulher, não só brasileira, mas universal”, explicou Samir.
O coordenador do Coccid disse considerar Carolina Ramos um ícone. “Estamos muito engalanados em recebê-la aqui, com 101 anos, lúcida dessa forma, o que só nos honra com sua presença. Nossa reunião nem precisaria estar de luzes acesas porque, certamente, ela nos iluminaria com sua sabedoria e nos enriqueceria com sua poesia e sapiência para sairmos daqui amplamente satisfeitos”, enfatizou.
A poetisa aniversariante, além da Academia Cristã de Letras e da Academia Santista de Letras, é sócia correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP, sendo reverenciada pela entidade através de seu presidente, João Tomás do Amaral, com a Medalha do Quarto Centenário da Fundação da Cidade de São Paulo. Em agradecimento, Carolina que viajou de Santos até a sede da ACSP exclusivamente para o encontro, agradeceu as homenagens e saudou a todos com a leitura de um dos seus contos em forma de poesia tendo sido aplaudida efusivamente por todos.
A escritora e advogada Frances de Azevedo, titular da cadeira 39 da ACL, ativa integrante do Coccid também foi homenageada pela passagem de seu aniversário, bem como as senhoras Alessandra Andrade, presidente da SP Negócios e Sóira Celestino, presidente da Asociación de Mujeres Empresarias Líderes de América y Caribe, por ocasião do Dia Internacional da Mulher.