Slide
  • Fonte: Juarez Moraes Avelar

A Academia Cristã de Letras recebeu o convite e o Presidente da ACL foi representá-la na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no dia 13 de junho, às 19 horas, na belíssima solenidade da Jethro International, entidade presente em todos os continentes. No evento constou a posse de novos Diplomatas Civis Humanitários e da outorga da honraria Martin  Luther King Medal of Heart.

assembleia fb1ae

A solenidade foi brilhantemente conduzida pelo competente confrade JB Oliveira que nos convidou para ocupar lugar na mesa presidencial, como representante da ACL e as demais academias e instituições culturais congraçadas, ali presentes. JB Oliveira que ocupa a cadeira 38 de nossa academia, desempenhou com elegância seu papel de Mestre de Cerimônias
ao explicar aos presentes a importância da Diplomacia Civil, como atividade laica e apartidária.

Semelhante à diplomacia convencional, o diplomata civil tem o papel de relacionar-se com as autoridades constituídas para intermediar o diálogo entre os interesses da sociedade e os órgãos governamentais das diversas áreas como Defesa Civil, Saúde, Segurança Pública, Transporte, Habitação e outras, a fim de garantir o atendimento biopsicossocial.

Os Diplomatas Civis também desenvolvem ações de cooperação humanitária internacional de solidariedade humana, propiciando a participação direta dos indivíduos e das Organizações Não Governamentais em atividades relativas ao desenvolvimento humano. Suas atividades diferem da diplomacia tradicional, pois não se restringem às interações entre Estados ou Nações, mas abraça o trabalho em seu território de convívio, com o propósito de proporcionar assistência imediata e eficaz às populações vitimadas por crises, sempre em respeito aos princípios de neutralidade, imparcialidade e independência, conforme o prescrito pelas resoluções da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Sobre a Jehtro International 

No início dos anos 2000, nos Estados Unidos, um grupo de empresários com genuínos interesses humanitários lançou excelentes ideias no sentido de transformar o mundo, mas carecia de contatos confiáveis em alocar os recursos para tais ações. Em 7 de julho de 2001, firmaram o compromisso de construir uma organização capaz de concretizar seus sonhos, seguindo o princípio “Sim, podemos mudar”. Assim nasceu a Jethro Civil Diplomat.

Em 2001, o presidente da Jethro percebeu a necessidade de reunir as lideranças de sua rede em diferentes países, iniciando um movimento em prol das causas humanas e humanitárias, criando deste modo uma interligação mundial de pessoas com relevância em suas áreas de atuação.

A Diplomacia Civil, é isenta de protocolos e exigências burocráticas, busca e consegue - transcender as barreiras tradicionais da diplomacia convencional, indo diretamente ao foco das crises humanitárias.

Juarez Moraes de Avelar, médico, escritor e poeta que ocupa a cadeira 26, é o atual presidente da Academia Cristã de Letras – ACL (gestão 2024-2025)