Slide
  • Fonte: Geraldo Nunes

A artista plástica Cristiane Carbone, titular da cadeira 16 da Academia Cristã de Letras – ACL, promove com o apoio do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo em conjunto com a Prefeitura Municipal de São Paulo, uma exposição de suas obras de arte na Estação Luz do Metrô com o título, “Polícia Militar do Estado de São Paulo – Protegendo a Sociedade: Rumo aos 200 Anos”.

foto 1 luz d5644

A mostra iniciada em 15 de dezembro se estenderá até o dia 25 do corrente mês. São 30 pinturas que ajudam a contar parte significativa da história da corporação fundada em 15 de dezembro de 1831, pelo Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, então presidente da Província de São Paulo. Todos os quadros trazem descritivos em Braille, para reforçar o compromisso das instituições envolvidas com a acessibilidade e educação patrimonial.

A escolha da Estação Luz do Metrô, além de propiciar amplo acesso ao público, tem um caráter simbólico, por estar situada em uma área onde se concentram importantes unidades da Polícia Militar que completa 194 anos de fundação, cujo antigo nome era Força Pública do Estado de São Paulo. Entre os quadros destacam-se os do Quartel do Comando Geral, Batalhão Tobias de Aguiar, Batalhão de Guardas do Parque Dom Pedro II e da Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

O presidente da Academia Cristã de Letras – ACL, Juarez de Moraes Avelar, aplaudiu a iniciativa, “se trata de uma proposta de cunho educativo visando ampliar o conhecimento da população sobre a história e a evolução da Polícia Militar do Estado de São Paulo ao longo de quase dois séculos e propostas assim merecem o apoio de todos”.

SERVIÇO

Exposição: Polícia Militar do Estado de São Paulo – Protegendo a Sociedade: Rumo aos 200 anos
Período: 15 a 25 de dezembro de 2025
Horário: Das 4h40 às 0h30
Local: Estação Luz do Metrô – Av. Prestes Maia, 925 – Santa Ifigênia, São Paulo – SP
Artista: Cristiane Carbone

foto 2 luz 9294d

foto 3 luz f2102

foto 4 luz 841c6

Share on Social Media