Reinaldo Bressani
A capacidade do homem em conduzir sua existência tem tudo a haver com a forma como ele se adapta aos enigmas da própria existência... conforme o uso que ele faz de seu livre-arbítrio.
Livre-arbítrio quer dizer liberdade de escolhas. Portanto, a cada um é dada a opção de seguir rumos alternativos conforme sua vontade própria.
Desta forma, a colheita dos resultados finais decorrentes de tais escolhas será conforme a opção seguida. Será sempre consoante o rumo escolhido e impelido de acordo com a própria escolha havida.
Sob esse prisma, ao homem é dado o poder de se alçar aos céus ou descer ao inferno; de plantar territórios de bonanças ou, simplesmente, aridez desértica.
Neste sentido, a liberdade de escolhas gera resultados, ora de harmonia e paz, ora de insanos conflitos que afetam não só a estabilidade emocional daquele que planta a semente do caos, como, também, toda sua comunidade. Isso, quando não afeta toda a população humana e, quiçá, todo o Universo, vez que, seus efeitos formam nuances e movimentos que ecoam, repercutem, e afetam, em cascata, todo o complexo universal ao qual estamos inseridos.
E isso se dá em razão de um movimento que resulta no que podemos chamar de lei de atração. Lei que gera, tanto a atração, quanto a reação.
Neste mundo, onde o homem sapiens, nem sempre é sapiente, e onde as atitudes regidas pela ganância, pelo poder, pela diversidade de crenças e seus respectivos dogmas ajustados aos interesses de cada uma, ou ainda, de certos desajustes cerebrais, o equilíbrio torna-se fator essencial na balança da sobrevivência.
E neste caso, equilíbrio é o que contém (que refreia) a gota d’água e impede o transbordamento do copo. E, dentro de uma visão macro, o transbordamento de todo um oceano, bem como, a consequente detonação do nosso planeta (Terra), além de, eventualmente do próprio equilíbrio do Universo. Em última palavra: da própria vida.
Haja tempo para que o homem alcance o pleno equilíbrio e sabedoria que lhe permita a compreensão e acatamento das leis da sábia natureza. Leis herdadas do Criador.