Frances de Azevedo
Estava cá, pensando com meus botões – e não vai aí nenhum trocadilho – sobre a profissão inicial de mamãe quando veio de Paraisópolis, cidade do sul de Minas Gerais, para a Capital de São Paulo, a qual adotou integralmente desde então. Foi no início da década 40!
Nesta cidade cosmopolita, que abraça a todos indistintamente, acolhendo em seu colo, não só os oriundos de seu seio, mas os que de além-mar aqui aportam, mamãe construiu sua vida com papai e os cinco filhos.
Antes de se casar (casou-se no civil e na Igreja da Penha), mamãe trabalhou para a família de imigrantes judeus russos do jornalista Boris Casoy. Mais exatamente, para sua avó Guiomar. Não sei se materna ou paterna. Ela nos contava que quando Boris Casoy nasceu – foi o último filho do casal Raíza Casoy e Casoy Srulevitch - ouviu o seguinte: Borisinho nasceu...
Minha mãe gostava de costurar. Tal ofício foi aprendido sem ter cursado escola alguma! Era pródiga nessa sua habilidade natural o que muito lhe ajudou.
Lembro-me que nos contava que, em sua cidade natal, desmanchava vestuário masculino transformando-o em roupa feminina: sempre com crítica favorável. Aliás, peças únicas e elegantes!
Para nós, quando crianças, numa época em que não havia as múltiplas confecções com as quais hoje em dia nos deparamos, principalmente as oriundas da China, mamãe costurava; inclusive, roupas íntimas! Despiciendo mencionar que eram não só confortáveis como diferenciadas.
Ah, acabei de me recordar que, de certa feita, no colégio, quando cursava o ginasial (década de 60), fui com uma “bolsa a tiracolo” que, ao que consta, foi criada nos anos 40 e recriada na década de 60 para uso diverso; porém, a minha era para meus livros e cadernos. Detalhe: não havia ainda chegado ao meu colégio, onde, portanto, ter feito o maior sucesso! Minhas colegas me perguntaram onde eu havia adquirido!
Mamãe confeccionou diversos vestidos para nós (quatro filhas). Inclusive, os de minha formatura no ginásio e faculdade. Maravilhosos e únicos!
Para minha irmã caçula, na adolescência, era um vestido a cada semana, com certeza, ansiosamente aguardados.
O que é ser COSTUREIRA?!
Primeiramente, devo esclarecer que me refiro ao gênero feminino, porquanto para os homens, a palavra mais utilizada é alfaiate. Há o seu correspondente masculino: costureiro - aquele que confecciona ou cria roupa feminina. Por sua vez, o Alfaiate (substantivo de dois gêneros) é aquele (a) que confecciona/cria roupa masculina sob medida.
Como se sabe, Costureira ou Modista é a que faz diferentes tipos de roupas personalizadas para as mulheres. Também conserta.
Pode trabalhar num ateliê próprio ou de outrem, confeccionando roupas sob medida. Assim como em confecções e fábricas têxteis.
Há vários tipos de Costureira: Costureira sob medida; Costureira faccionista (Profissional autônoma que executa serviços a outros confeccionistas em suas oficinas); Costureira de fábrica ou operadora de máquina (aquela que monta partes de peças); Costureira Artesã; Costureira pilotista...
Tal profissão, considerada uma das mais antigas, é, inclusive, citada na Bíblia, em Atos 9:36-42, onde se refere à Costureira Dorcas (discípula dos apóstolos de Jesus): costurava para os necessitados.
Hoje em dia, há escolas que ministram cursos específicos de corte e costura, desenho e ilustração para essa profissão. E também Faculdade de Moda/Design de Moda/Artes!
O leque vai se abrindo com múltiplas possibilidades até chegarmos ao Estilista: que é o (a) profissional que cria tendências, desenvolvendo novos estilos. Para tanto, há que se valer de sua criatividade. Há de ser criativo (a)! E não é só no setor de vestuário o universo no qual transita. Há outros segmentos, como o de confecção de mobiliário doméstico, como móveis, cortinas, roupas de cama /mesa/banho, literatura, design de produto e outros.
Como toda profissão, também tem seus riscos como a má postura; ficar parado por horas e horas. Contudo, nada que com os devidos cuidados não lhe proporcione os benefícios oriundos da mesma: como o estímulo do cérebro, o aumento da capacidade de concentração e o exercício da criatividade, além de deixar as mãos mais precisas e hábeis.
Na minha opinião, criatividade é a chave, é a mola propulsora que fará o diferencial, levando ao sucesso qualquer um que se debruce com afinco sobre sua criação, seu objetivo!
Alguns nomes foram destaques na costura, dentre outros: Coco Chanel (francesa): uma das maiores estilistas da moda; Mary Quant (Britânica); Carolina Herrera (Espanhola); Donatella Versace (Italiana); Clodovil Hernandes, Dener, Glória Coelho, Adriana Barra: (Brasileiros) ...
Todos esses inseridos na chamada Alta-Costura: Moda exclusiva, feita à mão com materiais da mais alta qualidade!
Prêt-à-porter: é a moda pronta para vestir. Feita em série pela indústria de massa, porém com qualidade; é a roupa vendida pronta cujo componente é o da tendência de moda envolvendo toda a indústria têxtil.
Maison de Moda: Estabelecimento de prestígio na alta-costura. Maison é palavra francesa que significa casa. Ao se valer do estrangeirismo, busca-se atribuir nobreza/sofisticação ao local...
Célebre e histórico foi o lamentável fato ocorrido em Nova Iorque, em 25 de março de 1911, quando morreram cerca de duas dezenas de homens e de 120 mulheres, numa fábrica. Posto se diga que tal fato desencadeou o movimento pela luta dos direitos das mulheres, onde o dia 8 de Março é o Dia Internacional da Mulher, na verdade, antes do lamentável episódio, as mesmas já vinham reivindicando seus direitos por melhores condições de trabalho, entre outros...
E muito mais poderia ser dito aqui sobre a profissão de mamãe e que bem se lhe aplica o que o Costureiro espanhol Cristóbal Balenciaga disse:
Um costureiro deve ser um arquiteto no design, um escultor na forma, um pintor na cor, um músico na harmonia e um filósofo na medida.
E eu, Frances de Azevedo, como Poeta, modestamente, acrescento:
Ser Costureira (o) é escrever com a agulha contornos harmoniosos que comporão a imagem de uma linda mulher, levando-a a distribuir estrofes perfeitas por onde passar.
Frances de Azevedo - Cadeira 39 da ACL