Slide

Geraldo Nunes

geraldo nunes discos 0 6bce9

Então Filipe correu para a carruagem, ouviu o homem lendo o profeta Isaías e lhe perguntou: “O senhor entende o que está lendo? Como posso entender se ninguém me explica? Replicou o eunuco...” (At 8.30)

A Bíblia ainda é o livro mais vendido do mundo, as sociedades bíblicas em todos os continentes atestam bons resultados, embora entre 2012 e 2022, conforme pesquisa divulgada pela Rádio Transmundial – São Paulo, cerca de 26 milhões de pessoas pararam de ler suas Bíblias.

Uma das causas está relacionada à pandemia, ocasião em que muitos pararam de ir às igrejas e não mais retornaram, embora o número de leitores tenha começado a decrescer bem antes do surgimento do coronavírus e da Covid-19.

No livro dos Atos dos Apóstolos, Filipe que também era apóstolo, encontra um ministro etíope que buscava compreender os ensinamentos do profeta Isaías, mas não entendia o que estava lendo. Filipe, se propôs a ajudá-lo.

Isto ainda acontece bastante, muitos tentam ler a Bíblia e não entendem. Sozinhos, não conseguem abstrair o conteúdo rebuscado e desistem.

Neste aspecto, é que entram os nossos papéis de cristãos letrados de uma academia. Ainda que não formados em teologia, entendemos um pouco mais sobre a Bíblia.

No meu caso, costumo recomendar quando o assunto envereda para a religião, que leiam o Novo Testamento, muito mais fácil de ser compreendido, especialmente os Evangelhos de Matheus e Lucas, com exceção apenas para o Livro do Apocalipse, também complicado.

O apóstolo Filipe teve disposição para ajudar o eunuco. Assim, quem compreende melhor as escrituras, não deve ser egoísta ou mesmo preguiçoso. Se perguntado, ainda que não se esteja em um lugar específico para ensinar, pode-se pelo menos orientar alguma passagem. Filipe e o eunuco estudaram dentro de uma carruagem, um lugar de certo modo inapropriado, mas deu certo.

Desta maneira, peço sempre a Deus que me ofereça lugares onde possamos estar à disposição para ajudar ou dar exemplos da Bíblia para que outros possam entender as escrituras sagradas e se animem a ler um pouco mais. Este pode ser um bom caminho para todos nós.

 

Geraldo Nunes, jornalista e escritor, é titular da cadeira 27 da Academia Cristã de Letras - ACL