“Esta obra relata uma das mais importantes realizações da ASES – Associação de Escritores de Bragança Paulista: a criação do Departamento Juvenil denominado ASES Jovem.”
São 266 páginas da obra: “O Prazer além da Escrita”, (2009 da ABR Editora) de Rosa Maria Custódio, membro da Academia Cristã de Letras, onde ocupa a Cadeira 30, cujo Patrono é Rodrigues de Abreu.
Rosa Maria nasceu em Lages, Santa Catarina, filha de pai catarinense e mãe gaúcha. Passou sua infância na terra de seu pai e a adolescência no interior do Rio Grande do Sul.
Editou várias obras, entre as quais, hoje, aqui, destaco O Prazer Além da Escrita.
Livro que fala de uma idéia inovadora que, colocada em prática, resultou na criação do Departamento Juvenil na ASES, no intuito de estimular o amor pela Literatura!
Ah, que idéia fantástica! Incentivar o jovem a enveredar pelos caminhos da prosa e poesia!
E o que dizer da Poesia Experimental, onde vários jovens interagem para criar um poema (poema coletivo). Inédito!
Tal iniciativa deu resultado. E dos bons!
Possibilitar, facilitar, ajudar, orientar na criação, projeção dos sonhos poéticos e de prosa no papel. Indiscutivelmente, inovador, fantástico!
Tudo isso, cara Confreira Rosa Maria, você vislumbrou e o sonho tornou-se realidade pura e, sobremaneira, educativa!
Fazer brotar a semente da literatura nos corações jovens foi tarefa digna de encômios e que deve ser seguida por outras Associações e Secretarias de Educação dos Estados brasileiros!
Quem pensa que esse livro é um romance ou algo parecido, vai se surpreender ao constatar o trabalho minucioso, a dedicação irrestrita, efetivados junto aos alunos da região de Bragança Paulista, no intuito de reforçar a formação cultural!
Os relatos das visitas às escolas, das reuniões, das premiações, das cartas enviadas e recebidas, os poemas e as prosas, constituem um guia completo desse PROJETO que deve ser seguido por quem, de maneira objetiva e bem prática, pretende, verdadeiramente, inovar na arte de educação!
Congratulações especiais a você pela edição histórica e a todos que tornaram esse sonho possível!
Frances de Azevedo
Cadeira 39 da ACL