Slide

Nasceu em 19.09.1897, em São Simão/SP. Diplomou-se bacharel em Ciências Jurídico-Comerciais, e em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro. Fundou o Instituto Comercial. Foi professor titular de Direito Comercial na Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas e na Faculdade de Direito de São João da Boa Vista. Foi diretor dos jornais A Cidade de São João e O Constitucionalista, bem como redator dos jornais O Município e A Evolução. Em São Paulo, fundou o jornal literário O Colibri. Foi diretor e redator-chefe da revista Crepúsculo e da Revista de Contabilidade. Colaborou em todos os jornais, tendo-se destacado no período da Revolução Constitucionalista de 1932. Foi membro correspondente de academias e instituições culturais de todo o país. Faleceu em 04.07.1984.emilio 9a4b2

VIDA ACADÊMICA - É membro fundador da Academia de Letras, onde ocupou a Cadeira n° 9, elegendo como patrono o poeta Raul de Leoni. Como homenagem por sua notável obra, o Concurso Literário atribui seu nome ao Prêmio de Poesia. Pertenceu a várias outras Academias e instituições culturais de todo o país, na condição de membro correspondente: Academia Cristã de Letras, Academia Piracicabana de Letras, Academia de Letras do Vale do Paraíba, Academia Eldoradense de Letras, União Brasileira de Escritores, Academia Bonjosuense de Letras, Academia Pedralva de Letras, Instituto Campista de Literatura, Academia Macabuense de Letras, Academia Poços-Caldenses de Letras e Ordem Brasileira dos Poetas da Poesia de Cordel. Foi o fundador da Casa da Espanha em São João.

PUBLICAÇÕES - Publicou os livros Entardecer (sonetos), Mensagem, Remanso, Vigília de ternura, Todos cantam sua terra, Cântaro vazio, A gota d’água, Antologia poética e Verbena. Quando faleceu, estava com outros dois livros prontos para publicação: Aclive e Música ao longe, este último com sonetos originais.

Fonte: https://www.alsjbv.art.br/mostra_academico.php?acad=171

 

Crédito da pesquisa: Paccelli Zahler